Já fez LIKE no TVI Notícias?

Algarve: apreendidas quatro toneladas de haxixe

Foram ainda detidos, pela PJ, dez cidadãos estrangeiros

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta sexta-feira a apreensão nos últimos dias, no Algarve, de cerca de quatro toneladas de haxixe e a detenção de dez cidadãos estrangeiros por suspeita de crimes de tráfico de estupefacientes, escreve a Lusa.

«Numa das operações, que decorreu no dia 18 (quarta-feira), ao largo da praia de Monte Gordo e na margem portuguesa do Rio Guadiana, foram aprendidos cerca de 1.512 quilos de haxixe, duas embarcações semi-rígidas, vários aparelhos de telecomunicações, incluindo dois "GPS" e um telefone celular via satélite», adianta a PJ em comunicado.

PUB

No âmbito dessa operação, foram detidos sete homens, de nacionalidade marroquina, com idades entre 17 e 36 anos, que faziam parte da tripulação das embarcações interceptadas.

Na outra operação realizada na noite de quinta-feira, a PJ detectou na zona de Olhão e de Moncarapacho dois veículos suspeitos, um ligeiro e um pesado, que, «apercebendo-se da vigilância policial, desobedeceram à ordem de imobilização, iniciando a fuga».

«Após demorada perseguição, na qual foi necessário recorrer à utilização de armas de fogo, para vencer a obstinada resistência dos indivíduos em fuga, as viaturas suspeitas vieram a ser imobilizadas, tendo um dos seus ocupantes sido atingido sem gravidade no abdómen», refere também a PJ.

Segundo a Judiciária, a viatura pesada, de matrícula inglesa, transportava 84 fardos de haxixe, com um peso estimado de 2.500 quilos, tendo sido detidos os dois ocupantes, dois homens, de 30 e 25 anos, de nacionalidades inglesa e alemã.

O terceiro detido, um cidadão inglês de 35 anos, conduzia um veículo ligeiro Audi A4 de matricula espanhola, que fazia «segurança» ao veículo pesado, sendo este o suspeito atingido por um disparo, após «fuga rocambolesca», segundo a PJ.

PUB

«Conduzido de imediato ao hospital mais próximo, acabou por ter alta pouco depois, face à pequena gravidade da lesão sofrida», segundo a Judiciária.

O comunicado indica que «os detidos farão parte de organizações criminosas distintas, dedicadas à introdução de estupefacientes na União Europeia através do território nacional, prosseguindo as respectivas investigações no âmbito da cooperação internacional».

Esta acção da PJ insere-se num «contexto mais amplo de controlo do tráfico internacional de estupefacientes, que actua com particular incidência no sul do país, que vem sendo desenvolvido em colaboração com a Polícia Marítima e a Brigada Fiscal da GNR».

A apreensão da droga e as detenções resultaram de duas operações realizadas pela Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE) e da Directoria de Faro.

PUB

Últimas