Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Sophia relembrada com o coração»

Faz três anos que a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen morreu

«Sophia relembrada com o coração» é o título de uma conferência que Alberto Vaz da Silva proferirá terça-feira no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa, para assinalar os três anos da morte da poetisa.

«Conheci-a por volta dos anos 50», disse à Lusa Vaz da Silva, antecipando que a sua conferência para evocar Sophia será «muito intimista» e baseada em memórias pessoais.

PUB

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919 e passou a infância nesta cidade e em Lisboa.

Os anos da juventude da poetisa, os tempos da resistência ao salazarismo e a sua paixão pela Grécia serão alguns aspectos abordados na conferência do Centro Nacional de Cultura, onde Alberto Vaz da Silva vai falar de uma viagem que fez com a escritora, com a mulher (Helena Vaz da Silva) e outros amigos à Sicília, em 1990.

O investigador promete também fazer uma espécie de balanço «sobre o lugar gigantesco que a poesia de Sophia tem na cultura portuguesa».

Sophia de Mello Breyner Andresen morreu em Lisboa a 2 de Julho de 2004.

Por ocasião do terceiro aniversário da sua morte, o Pen Clube Português lança hoje o livro «Sophia» reunindo 70 textos que constituem uma homenagem à autora de «A menina do mar».

PUB

Últimas