Já fez LIKE no TVI Notícias?

Camarate: PSD propõe auditoria a novos documentos do Fundo de Defesa

E defende a suspensão dos trabalhos da comissão de inquérito de Camarate até à conclusão da pesquisa

O PSD vai propor a realização de uma auditoria aos documentos do Fundo de Defesa do Ultramar posteriores a 1981 e defende a suspensão dos trabalhos da comissão de inquérito de Camarate até à conclusão da pesquisa.

O coordenador dos deputados do PSD na X comissão de inquérito ao caso Camarate, deputado Miguel Santos, disse à Lusa que esta proposta do PSD será discutida na próxima reunião da comissão, quarta-feira.

PUB

Em causa estão referências a documentação do FDMU com datas que vão desde a sua extinção oficial, 1981, até 1986, encontradas no Arquivo de Defesa Nacional.

«O que nós queremos ver é, no fundo, o rasto do dinheiro», disse, referindo-se aos saldos de cerca de 500 milhões de escudos, registados no início de 1981.

O deputado Miguel Santos disse que o objetivo é que esta nova auditoria possa «cruzar» os dados com documentação de um outro «fundo que funcionava em paralelo, Fundo de Reequipamento Militar».

Caso esta nova auditoria seja aprovada, o PSD defende a suspensão da comissão de inquérito até à conclusão dos trabalhos dos inspetores.

A documentação a analisar inclui «prestação de contas, liquidação de despesas do Ultramar, propostas e planos de emprego de verbas, pedidos de autorização de despesas, contas-correntes, ordens de pagamento, faturas e recibos».

«Existem ainda planos de necessidades de comandos militares nacionais e alguns contratos de fornecimento de material de guerra por entidades nacionais e estrangeiras», lê-se na descrição do Fundo, no site do Arquivo de Defesa Nacional na Internet.

A X comissão de inquérito ao caso Camarate visa averiguar as «causas e circunstâncias em que, no dia 4 de dezembro de 1980, ocorreu a morte do primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, do ministro da Defesa Nacional, Adelino Amaro da Costa, e dos seus acompanhantes».

PUB

Últimas