Já fez LIKE no TVI Notícias?

OE2015 melhora «condições do exercício autárquico», diz PSD

Para Álvaro dos Santos Amaro, documento permite um «novo impulso no processo de desenvolvimento das políticas de proximidade»

Os autarcas sociais-democratas afirmaram este sábado que a proposta de Orçamento do Estado para 2015 «melhora as condições do exercício autárquico» e que permite um «novo impulso no processo de desenvolvimento das políticas de proximidade».

Numa posição divulgada este sábado, o presidente da Comissão Política Nacional dos Autarcas Social Democratas, Álvaro dos Santos Amaro, comentou que o documento, em cenário de dificuldades, «consubstancia o reconhecimento do papel das autarquias e reflete muitas das matérias que têm sido defendidas».

PUB

«Este avanço permitirá um novo impulso no processo de desenvolvimento das políticas de proximidade e abre portas a novas formas de gestão que se materializará numa maior delegação de competências nos municípios», lê-se no comunicado.

Álvaro dos Santos Amaros comentou que no quadro global da administração pública «as autarquias têm apresentado dos melhores resultados», sendo um «setor com superavit orçamental o que traduz bem o esforço solidário dos municípios no ajustamento».

O comunicado notou que a proposta de Orçamento prevê um aumento de 108 milhões de euros nas transferências para os municípios (25,7 milhões de euros referente às normais transferências e 82,5 milhões de euros referente à participação no IRS).

Porém, o dirigente dos autarcas do PSD afirmou que o aumento fica «consignado à consolidação orçamental dos municípios e melhoria do saldo orçamental dos municípios», já que a proposta determina três hipóteses para a aplicação desse aumento de verbas: capitalização do Fundo de Apoio Municipal, que no ano de 2015 necessita de 46 milhões de euros, redução dos pagamentos em atraso e diminuição da divida de médio e longo prazo.

PUB

Na nota enviada, indicou-se ainda o aumento de 2,54 milhões de euros nas verbas a atribuir às juntas de freguesia, em relação a 2014.

Os autarcas sociais-democratas sublinharam ainda que os municípios em equilíbrio podem ter financiamento mais barato e que passa a haver um «regime mais justo», nos pagamentos ao Serviço Nacional de Saúde.

«Não é um Orçamento do Estado que preencha todas as necessidades» das autarquias para que responda a «todas as exigências», mas o documento «materializa e demonstra o reconhecimento pela evolução significativa da solidariedade das autarquias no ajustamento económico e financeiro de Portugal».

A proposta de OE2015 estima que o défice orçamental para o próximo ano seja de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, 0,2 pontos percentuais acima do acordado com a troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu).

O documento prevê um crescimento económico de 1,5% e uma taxa de desemprego de 13,4%.

PUB

Últimas