Já fez LIKE no TVI Notícias?

LNEC sugere ponte rodo-ferroviária Chelas-Barreiro

Caso a escolha final do Governo seja por Alcochete

O estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa recomenda ao Governo que a opção por Alcochete seja acompanhada pela construção de uma ponte rodo-ferroviária Chelas-Barreiro, escreve a Lusa.

Esta é uma das recomendações que constam da síntese executiva do estudo do LNEC, que aponta Alcochete como a solução mais favorável para o novo aeroporto de Lisboa.

PUB

No seu estudo, o LNEC recomenda ao Governo que, se optar por Alcochete, deverá «procurar que a implantação se verifique o mais a sudoeste possível para maior sustentabilidade do sistema de transportes (efeitos ambientais, económicos e de consumo de energia)» e «assegurar que a terceira travessia do Tejo Chelas-Barreiro seja rodo-ferroviária».

Segundo o LNEC, o Governo deve ainda «monitorizar o funcionamento dos sucessivos acessos do lado Norte à Ponte Vasco da Gama, ao longo da CRIL, até ao Eixo Norte/Sul e à A8, que poderão ter de ser alvo de intervenções de forma a evitar situações de ruptura grave».

O que ainda se deve fazer

Em termos ambientais, o LNEC entende que se deve «instalar no local um sistema automático adequado para observações atmosféricas», «monitorizar localmente os movimentos de aves», elaborar planos para «proteger a qualidade das águas subterrâneas», «seleccionar uma orientação das pistas que minimize as interferências com os movimentos de aves» (reduzindo os riscos de colisão), «criar áreas alternativas de alimentação de aves aquáticas».

Ainda neste capítulo, o estudo do LNEC recomenda a «salvaguarda de valores ambientais únicos, criando uma vasta área de reserva integral, com múltiplas valências, com enquadramento legal e plano de ordenamento e de gestão adequados».

Essa reserva - acrescenta o LNEC - deve abranger «os espaços dedicados à conservação da natureza e biodiversidade, o montado, o aquífero do Baixo Tejo/Península de Setúbal e os solos agrícolas de maior valor produtivo».

PUB

Últimas