Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE pediu explicações sobre avaliação do temporal. Jardim manda perguntar ao Governo

No dia da Região, Jardim mostrou-se preocupado com a autonomia e reagiu à biografia não autorizada

A União Europeia quer saber onde encaixam 900 milhões de euros da avaliação dos prejuízos do temporal. Jardim manda perguntar ao Governo.

O presidente do Governo Regional da Madeira afirmou, esta quinta-feira, que é o Ministério da Administração Interna que tem a responsabilidade de esclarecer a União Europeia sobre os valores apontados na candidatura a apoios para a reconstrução da ilha. «Quem apresentou a documentação foi o Ministério da Administração Interna e é ele que tem de fazer agora os esclarecimentos devidos», disse à Lusa.

PUB

Os prejuízos do temporal que provocou 43 mortos, 8 desaparecidos e 600 desalojados foram avaliados em 1080 milhões temporal.

Dia da Região

Alberto João Jardim falava à margem da sessão solene do Dia da Região que decorreu, este ano, no pavilhão na Serra d¿Água, no concelho da Ribeira Brava, uma das zonas mais afectadas pela intempérie de 20 de Fevereiro.

Em matéria de relacionamento com o poder central, sustenta que «se não se tivesse oposto com atitude firme perante um estado central continuariam a fazer dos madeirenses um povo colonizado».

Jardim admitiu estar preocupado com o futuro da autonomia, «porque o país não está muito longe de mudar, as pessoas que contribuíram para mentira, para a desonestidade intelectual e trouxeram o país a este estado de coisas esqueceram-se que vai haver mudanças».

Biografia não autorizada

Dia 8 vai ser lançada uma biografia não autorizada de Alberto João Jardim. Mas, Jardim disse ter «autorizado Pedro Santana Lopes a apresentar» o livro, escrito pela jornalista Maria Henrique Espada.

«Não li, nem sei o que está lá. Não há justificação para um livro sobre mim andar a ter na comunicação social nacional uma repercussão que nem aos livros dos maiores escritores portugueses, nem tenho responsabilidades prioritárias na República portuguesa para me darem tanta importância».

PUB

Últimas