Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jerónimo: candidatura do PCP às presidenciais é «de esquerda» e «patriótica»

É a resposta a Alegre que tinha pedido para esclarecer se a candidatura de Francisco Lopes era para lutar contra o Governo ou contra Cavaco Silva

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, esclareceu, esta terça-feira, que a candidatura do Partido Comunista às eleições presidenciais é «de esquerda» e «patriótica».

O candidato presidencial Manuel Alegre disse na segunda-feira, em Braga, que é necessário saber se a candidatura do Partido Comunista se dirige a lutar contra a sua, a derrubar o Governo ou a derrotar Cavaco Silva.

PUB

Esta terça-feira, Jerónimo de Sousa declarou em Gouveia, à margem de uma deslocação relacionada com a temática dos incêndios florestais, que a candidatura do PCP «é patriótica e de esquerda, uma candidatura que procura defender os valores de Abril».

Também disse que a aposta dos comunistas se insere «na luta» do povo e dos trabalhadores. «A candidatura do PCP é, de facto, uma candidatura que visa derrotar o candidato da direita, mas fundamentalmente, participar nesta batalha, inserida numa luta por um Portugal mais justo, de combate às injustiças, de desenvolvimento económico», explicou.

De acordo com o líder nacional do PCP, «se alguém está comprometido e não é capaz de denunciar e de combater essa política, não é a candidatura do PCP». «Nesse sentido, não estamos obcecados por qualquer critica permanente à candidatura de Manuel Alegre. Já definimos politicamente como é que a entendemos», disse.

«Que tenha êxitos, é o que lhe desejamos, mas não peçam ao candidato e à candidatura do PCP que feche esta candidatura, apenas em torno da questão das presidenciais e se desinsira do país real que temos, dos problemas, das aflições, das aspirações dos trabalhadores e do povo», concluiu Jerónimo de Sousa.

PUB

Últimas