O Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) terá uma vida útil de apenas 27 anos, bastante menos do que os 75 da Portela, noticia a edição de sexta-feira do jornal Independente.
Quando a concessão do NAL terminar, em 2039, a sua capacidade de resposta estará perto do limite, ou seja, o equivalente a 35 milhões de passageiros anuais. Para que esse valor seja superado será necessário, ainda de acordo com o Independente, um investimento adicional de 1,1 milhões de euros, entre 2024 e 2035.
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A privatização da ANA - Aeroportos de Portugal , avaliada em 957 milhões de euros, «é quase um dado adquirido», refere o semanário dirigido por Inês Serra Lopes. Muito embora nenhuma das análises financeiras efectuadas por entidades bancárias nacionais tenha previsto essa possibilidade. Mas caso o Estado português opte por financiar a sua quota na construção do NAL, cerca de 11 por cento do valor total, com recurso à venda parcial da ANA, bastar-lhe-á alienar 33 por cento da gestora aeroportuária, o que lhe renderia 315 milhões de euros.
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