Já fez LIKE no TVI Notícias?

Médio Oriente: UE vê paz em conferência nos EUA

Relacionados

Solana diz em Lisboa que encontro de Annapolis é um «trampolim»

O chefe da diplomacia da União Europeia, Javier Solana, manifestou-se hoje, em Lisboa, confiante que a conferência internacional de Annapolis (Maryland, EUA) conduza à paz no Médio Oriente, noticia a Lusa.

Em declarações à entrada da reunião UE/União do Magreb Árabe, Solana afirmou que a conferência de Annapolis pode criar «dinâmicas políticas» favoráveis que levem ao desenvolvimento de um processo de paz concreto em meados do próximo ano, tal como o deseja o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert.

PUB

Contudo, o responsável pela política externa da UE salientou que as dinâmicas políticas devem convergir com uma melhoria das condições de vida dos palestinianos e um desenvolvimento económico na zona.

«Agora o que temos de fazer é colocar toda a determinação para tentar construir um processo político, com novas dinâmicas, ao mesmo tempo que damos ajuda económica (...) e se melhoram as condições nos territórios» palestinianos, comentou Solana, que se deslocou a Lisboa por ocasião da reunião da parceira Euromed (euro-mediterrânica) de hoje e terça-feira.

Lisboa na rota das perspectivas do êxito

Solana lembrou que as reuniões bilaterais que serão feitas em Lisboa vão permitir antever quais as reais perspectivas de êxito da conferência de Annapolis e do processo de paz no Médio Oriente.

Solana elogiou ainda o discurso de Olmert de domingo, no qual o primeiro-ministro israelita equiparou a conferência de Annapolis a um «trampolim» para umas negociações «sérias, profundas e prolongadas».

Solana vai viajar na próxima semana para a região do Médio Oriente para comprovar por ele mesmo as impressões positivas que tirou do discurso de Olmert e que o levam a ser «optimista» sobre o êxito do processo de paz.

PUB

Relacionados

Últimas