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Melhorar o ensino "não passa por ter exames", defende Costa

Líder do PS e candidato a primeiro-ministro tece duras críticas à ideologia do atual ministro da Educação e defende que é preciso privilegiar a aprendizagem e não "a avaliação por exclusão"

Uma atuação que classificou como "inadmissível".

António Costa defendeu esta quinta-feira, em entrevista à TVI, que melhorar a educação em Portugal "não passa por ter exames", mas sim por valorizar a aprendizagem.

O líder do PS lembrou que o percurso educativo de uma criança é muito extenso e recordou a sua própria experiência para defender que não deve haver mudanças curriculares cada vez que começa um novo governo. 

"Lembro-me sempre da minha própria experiência. Tinha 12 anos e apanhei aqueles anos do PREC. Tive quatro anos seguidos o mesmo programa de história: a revolução industrial".

Daí, se vier a conseguir formar governo, Costa defende uma melhoria dos currículos, "privilegiar aprendizagem e não a avaliação por exclusão". 

"Retomar algo que estava a ser assimilado e que abruptamente interrompido pelo preconceito ideológico do senhor ministro, que resolveu transformar escolas num laboratório de aplicação das suas teorias pessoais. Foi assim na matemática e no português"

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O relato da entrevista AO MINUTO

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