Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chade: militares portugueses já estão operacionais

Relacionados

Destacamento efectuou várias missões de apoio e transporte aéreo

O destacamento de 30 militares portugueses em NDjamena, no Chade, empenhado na preparação do futuro Comando Operacional da EUFOR em Abéché, já efectuou diversas missões de apoio de transporte aéreo, informou o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

De acordo com a Lusa, o contingente português, no teatro de operações desde o dia 15 de Março, depende do «Joint Force Air Component Command - JFACC», a quem cabe o planeamento e a atribuição de tarefas para os voos da aeronave C-130 portuguesa.

PUB

Segundo o EMGFA o ambiente de trabalho é «extremamente exigente e rigoroso», seja na reparação e manutenção da aeronave, seja em inspecções antes dos voos ou no carregamento da mercadoria a transportar.

Para além do pessoal técnico directamente relacionado com a operação da aeronave C-130, estão presentes neste destacamento militares com outras funções, nomeadamente da logística, comunicações, informações, protecção da força, apoio médico e relações públicas.

Os trinta militares portugueses têm executado as diversas missões de transporte no teatro de operações, oito das quais a Abéché. Estas missões consistem no transporte de pessoal e material diverso para a construção e a implementação do «Star Camp», Quartel-General da EUFOR, e também na consolidação de posições de outros contingentes europeus que já operam na área de operações.

A participação portuguesa com a aeronave C-130 poderá também vir a estar envolvida em missões de transporte geral em apoio a organizações não governamentais de ajuda humanitária, na sua capacidade sobrante.

Estes militares permanecerão no Chade até meados do mês de Maio de 2008.

HB

PUB

Relacionados

Últimas