Já fez LIKE no TVI Notícias?

BE apresenta três prioridades para negociações com Governo

A baixa do IVA na eletricidade, a reforma por inteiro para longas carreiras contributivas e o investimento na saúde e educação são os temas que o Bloco quer negociar com o Governo

O BE elegeu hoje como prioridades no Orçamento do Estado para 2019 a baixa do IVA na eletricidade, a reforma por inteiro para longas carreiras contributivas e o investimento na saúde e educação.

“Já o dissemos ao Governo. Estas são matérias fundamentais para o último Orçamento do Estado da legislatura”, afirmou o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, numa conferência de imprensa, na Assembleia da República, em Lisboa, em que fez um balanço da 3.ª sessão legislativa.

PUB

A quase três meses do prazo para a apresentação do Orçamento no parlamento, os bloquistas afirmam-se dispostos a tentar encontrar “soluções imaginativas” para o IVA na eletricidade, que pode passar, segundo admitiu o deputado do BE, por uma modulação da baixa do imposto, a exemplo da taxação escalonada na fatura da água.

Pedro Filipe Soares recordou que o Governo tem um compromisso com “o Bloco, a maioria e o país” quanto às muito longas carreiras contributivas e que se trata de uma questão “de dignidade e de justiça” para quem começou a descontar quase em criança.

Para o BE, é também necessário existir “uma valorização dos serviços públicos”, em especial na educação e na saúde, uma opção em que se deve “salvaguardar a qualidade”, acrescentou.

São “vitórias” que o BE não teve na sessão legislativa de 2018, afirmou Pedro Filipe Soares, e que espera ter agora, no último ano da legislatura em que assinou um acordo parlamentar de apoio ao Governo minoritário do PS, liderado por António Costa.

PUB

As primeiras conversações entre o primeiro-ministro e o BE sobre matéria orçamental aconteceram no final de junho e o prazo para a entrega do Orçamento do Estado de 2019 é 15 de outubro.

Os bloquistas reclamaram ter sido a bancada que, durante a sessão legislativa, apresentou mais projetos de lei (73), mais projetos aprovados (18), e mais projetos de resolução (142) entregues, 106 dos quais foram aprovados, cerca de 1.500 perguntas e requerimentos ao Governo e ainda uma comissão de inquérito, sobre as rendas excessivas na eletricidade, aprovada por unanimidade.

Além dos números, Pedro Filipe Soares deu o exemplo de medidas com a participação dos bloquistas, no orçamento de 2018, nomeadamente a vinculação de mais 3.500 professores ou o descongelamento das carreiras da função pública ou o aumento real das pensões de reforma.

Apesar de assumir as divergências com o Governo e o PS, o líder parlamentar bloquista relativizou-as, recusando a ideia de que a forma como decorrerem as negociações para o próximo orçamento tenham influência em eventuais futuros entendimentos.

Nem o BE parte para as conversações com o executivo "com preconceito", acrescentou.

Para a próxima sessão legislativa, que começa depois das férias de verão, em 15 de setembro, o Bloco promete pressionar com a proposta de acabar com os vistos “gold” e nas mudanças às leis laborais, duas iniciativas em que, à partida, não há acordo com o partido do Governo, e em alterações ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

PUB

Últimas