Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco: novo apelo ao diálogo contra a crise

Relacionados

PR alerta para a importância de ponderar decisões para não hipotecar futuro de Portugal

O Presidente da República fez esta sexta-feira um novo apelo ao diálogo entre forças políticas, autarcas e empresários. Aníbal Cavaco Silva sublinhou a importância da conjugação de esforços em «tempos difíceis» como o actual, refere a agência Lusa.

«Todos devem manifestar-se abertos ao diálogo: entre as forças políticas, entre os agentes políticos e os autarcas, entre os agentes políticos e os empresários, entre as forças económicas e os representantes dos trabalhadores», defendeu o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa intervenção na cerimónia de inauguração do maior telescópio público do país, no Centro de Ciência Viva de Constância.

PUB

Recordando que este seu apelo ao diálogo não é novo, Cavaco Silva sublinhou a importância de existir um «diálogo aprofundado» entre todos os portugueses para «encontrar o melhor caminho para ultrapassar as dificuldades que enfrentamos».

Cavaco Silva alertou para a necessidade de ponderar todas as decisões que são agora tomadas, para não hipotecar o futuro desenvolvimento do país.

«Este é um tempo que não é fácil. Todos aqueles que têm de tomar decisões têm de ter visão de futuro, serem capazes de tomar as decisões certas, ponderadas, para que não ponham em causa o futuro», afirmou.

Questionado no final da visita se estava a referir-se às grandes obras públicas quando fez esta observação, o chefe de Estado disse não querer fazer «comentários específicos», mas reiterou a importância de ponderar as decisões que são tomadas.

«É fundamental que neste tempo que é difícil para o país, que é difícil para todos os países da Europa e não só, que as decisões que são tomadas, ponderadas, que esperemos todas correctas, não vão hipotecar de facto o futuro desenvolvimento do país», sublinhou.

PUB

O Presidente da República acrescentou que é fundamental «não passar para as gerações futuras hipotecas que os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos tenham de dificuldade em pagar».

Como exemplo de um «investimento com visão de futuro», Cavaco Silva apontou precisamente o telecópio «Ritchey-Chrétien» de 510 mm. que inaugurou esta sexta-feira em Constância. Este telescópio representa «a aposta no conhecimento, na divulgação científica e tecnológica, na qualificação, em particular dos mais jovens», acrescentou.

«É um investimento que fica mesmo depois crise económica e financeira ter passado», rematou.

PUB

Relacionados

Últimas