Já fez LIKE no TVI Notícias?

«À crise da justiça junta-se a justiça da crise»

Presidente da República sublinha importância de uma Justiça eficaz num momento em que os portugueses ultrapassam dificuldades

O Presidente da República alertou esta quarta-feira para o problema da «justiça da crise», que se junta à «crise na Justiça». No discurso de abertura do Ano Judicial, Cavaco Silva sublinhou a importância de uma Justiça eficaz quando os portugueses atravessam dificuldades por vezes com «contornos dramáticos».

«A Justiça da crise tem de ser uma Justiça adequada à actual situação económica e social do país, numa jurisprudência atenta às realidades. Num tempo em que os portugueses atravessam dificuldades que frequentemente assumem contornos dramáticos, a Justiça tem de ser, como nunca, uma justiça eficaz», afirmou o chefe de Estado, citado pela Lusa.

PUB

No discurso da abertura do Ano Judicial, o chefe de Estado não esqueceu a situação de crise que o país atravessa. «À crise da Justiça vem agora juntar-se o problema da justiça da crise», disse Cavaco.

«A Justiça tem de reforçar a sua autoridade institucional e cumprir em tempo útil o imperativo de dizer o Direito nas diversas situações da vida».

Ao longo da uma intervenção de sete páginas, o Presidente da República traçou ainda um breve diagnóstico do sector e apelou à «congregação de vontades e à união de esforços para uma reforma profunda e a uma mudança da Justiça».

Cavaco Silva sublinhou que «o essencial» são as pessoas, «o povo em nome do qual a Justiça é administrada».

«Os cidadãos mostram-se pouco confiantes no seu sistema judicial e as empresas encaram-no como um factor de entorpecimento da actividade económica», lamentou o Presidente da república.

PUB

Últimas