Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alternativa a Cavaco seria «erro», diz Pires de Lima

Relacionados

Dirigente do CDS não quer ver mais candidaturas à direita

O dirigente do CDS-PP António Pires de Lima apelou ao «bom senso» da direita para que se concentre na reeleição de Cavaco Silva, considerando que seria um «erro político» a dispersão de candidaturas presidenciais não socialistas.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente do Conselho Nacional do CDS-PP manifestou preocupação com «a tendência de pressão» para uma candidatura presidencial alternativa a Cavaco.

PUB

António Pires de Lima defendeu que uma candidatura alternativa seria «um erro político potencialmente muito grave» e poderia resultar na eleição de um «esquerdista conservador e retrógrado», como classificou o candidato apoiado pelo PS e pelo BE, Manuel Alegre.

«Daí o meu apelo para que todo o espaço não socialista meça bem as implicações de uma candidatura alternativa e concentre a sua energia nos próximos meses em procurar reeleger o actual Presidente. Esse deve ser o ponto de focagem absoluto da direita nos próximos meses», disse.

Vários movimentos de direita têm vindo a demonstrar a sua desilusão com Cavaco Silva após a promulgação do casamento homossexual. Bagão Félix e Santana Lopes são os nomes mais falados para uma outra candidatura à direita.

Presidenciais: «é natural» que Santana seja candidato

«Se Bagão Félix quisesse, não hesitaria em apoiá-lo a Belém»

PUB

«Compreendendo a decepção das pessoas, um protesto é manifestamente pouco para funcionar como ideologia mobilizadora de uma candidatura a Presidente da República», disse Pires de Lima, acrescentando esperar que o CDS não esteja «por trás» desses movimentos.

«Ficaria preocupado se o meu partido estivesse por trás dessas pressões potenciando uma candidatura que por aquilo que posso perceber da leitura dos jornais é uma candidatura do ponto de vista ideológico algo vazia porque está assente num protesto», reforçou.

O presidente do Conselho Nacional do CDS-PP disse registar «o bom senso de Bagão Félix», que já recusou os apelos a uma candidatura.

«Espero que o CDS, nos órgãos próprios, discuta esta matéria e que prevaleça o essencial, a focagem na previsível eleição do actual presidente e o não dar espaço a divergências», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas