Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nobre Guedes afasta participação no Congresso e culpa Portas

Relacionados

Ex-vice-presidente do CDS-PP não foi eleito delegado: «Os militantes não quiseram ou o dr. Portas não quis»

O ex-vice-presidente do CDS-PP Luís Nobre Guedes, que falhou a eleição ao XXIII Congresso do partido, afastou este domingo a hipótese de ir à reunião magna dos democratas-cristãos defender a sua moção de estratégia.

«Ir como delegado era a única forma que eu admitia participar no Congresso. Constato que não fui eleito. Os militantes não quiseram, acho que o dr. Paulo Portas não quis, a vida não acaba», afirmou Nobre Guedes, em declarações à Agência Lusa.

PUB

Luís Nobre Guedes, militante de base desde que abandonou a vice-presidência do CDS-PP o ano passado, candidatou-se a delegado pela concelhia de Lisboa. As candidaturas a delegado são uninominais e qualquer militante pode apresentar-se.

Segundo fontes do partido, Nobre Guedes não foi eleito no sábado «por poucos votos». «Quando fui oposição a Manuel Monteiro, fui eleito delegado e até com uma margem grande. Agora os militantes não quiseram ou o dr. Paulo Portas não quis, por isso está decidido», acrescentou.

O antigo «número dois» de Paulo Portas, reeleito presidente do CDS-PP, tinha anunciado recentemente a intenção de ir ao Congresso de Janeiro defender uma estratégia diferente da do líder.

Sem o estatuto de delegado, Nobre Guedes não poderia participar nas votações no Congresso, que aprovará a estratégia política e mudanças estatutárias e elegerá os órgãos dirigentes para 2009/2010.

No entanto, apesar de ficar de fora da lista de delegados, poderia, se assim o quisesse e com autorização do congresso, apresentar a sua moção na reunião magna dos democratas-cristãos.

PUB

O regulamento do Congresso prevê que as propostas de orientação política, económica e social podem ser apresentadas desde que sejam subscritas por 200 militantes.

A eleição de 678 delegados ao XXIII Congresso do CDS-PP decorreu no sábado entre as 15h e as 21h, em simultâneo com a eleição directa do líder e de 39 concelhias e três distritais.

Nobre Guedes candidatou-se a delegado para ir ao congresso defender a sua proposta de orientação política, que já tinha título: «A audácia da mudança».

PUB

Relacionados

Últimas