Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portas quer prescrição por princípio activo

Líder do CDS apela a ministra da Saúde que viabilize proposta de prescrição de medicamentos por princípio activo

Paulo Portas quer que os médicos prescrevam medicamentos pelo princípio activo e apelou à ministra da Saúde que viabilize essa solução.

O líder do CDS lamenta que existam idosos que saem das farmácias sem medicamentos por falta de dinheiro.

PUB

«Eu conheço casos e é por isso que o meu apelo à ministra da Saúde é: abra os olhos. Eu conheço casos de idosos que estão a chegar às farmácias e que saem de lá sem o remédio, porque não têm dinheiro», disse Portas, citado pela Lusa.

«Estas pessoas não podem ser sacrificadas por uma política cega, que em vez de prescrever o princípio activo, e aí conseguia-se poupar no desperdício mas protegia-se o doente, a receita continua a ser muitas vezes por marca. Que é prejudicado muitas vezes é o doente e nem sequer o estado fica a ganhar com isso», acrescentou.

O líder do CDS relembrou que o partido tem apresentado, ano após ano, propostas para a prescrição de medicamentos pelo princípio activo e por unidose, que têm sido inviabilizadas pelo parlamento.

Paulo Portas prometeu ainda apresentar no Parlamento uma proposta no sentido de permitir a actualização das pensões de reforma mais baixas: pensão rural, pensão social e pensão mínima.

«Quarta-feira levamos ao parlamento essa mudançazinha na lei, porque eu entendo que haja contenção e que haja esforço, sobretudo para quem tem mais posses. Agora quem tem pensões de 245, 230 ou 200 euros, ficar com a pensão congelada e nem sequer acompanhar a inflação, isso é uma total insensibilidade social», disse.

«Eu procurarei evitar que isso aconteça. Fiz esse desafio ao primeiro-ministro, ele reconheceu que havia um problema, prometeu mudar a lei. Até hoje não a mudou», lamentou Paulo Portas.

PUB

Últimas