Já fez LIKE no TVI Notícias?

PSD defende que dados do INE comprovam que o país está melhor

Relacionados

Desemprego desce para 13,3% em janeiro

«Não obstante alguns riscos e algumas incertezas, que decorrem sobretudo da componente externa, a verdade é que o país tem mostrado esta capacidade», acrescentou. Para o presidente do grupo parlamentar centrista, as estatísticas hoje conhecidas «confirmam a trajetória quer de crescimento, quer de criação de emprego, quer de combate ao desemprego», fixando-se o número das pessoas sem trabalho em valores «muito próximos daqueles que Governo encontrou em 2011, num país na bancarrota». «Com base no aumento e na recuperação de poder de compra dos portugueses há mais consumo interno, tripé que nós sempre identificámos. Há também mais exportações para mais sítios, e há também um aumento do investimento no nosso país», disse.

 O PSD defendeu esta quinta-feira que os dados do INE sobre o crescimento económico e o emprego comprovam que o país está melhor, com efeitos na vida quotidiana das pessoas, e inspiram confiança.

Esta posição foi defendida pelo líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, depois de terem sido divulgados dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) segundo os quais a economia portuguesa cresceu 0,9% em 2014 e a taxa de desemprego desceu para 13,3% em janeiro deste ano, um valor inferior em 0,3 pontos percentuais ao de dezembro e em 1,7 pontos face ao período homólogo do ano anterior.

PUB

«É, portanto, caso para dizer, com a independência que todos podemos ter relativamente ao desenrolar dos acontecimentos, que efetivamente o país está melhor e a vida quotidiana das pessoas começa também a absorver essas melhorias. Há mais oportunidades de emprego, há mais investimento, há mais capacidade de a economia poder mostrar todo o seu dinamismo e toda a sua competitividade», declarou Luís Montenegro aos jornalistas, nos Passos Perdidos da Assembleia da República.

Segundo o líder parlamentar do PSD, os dados hoje divulgados pelo INE confirmam o discurso da atual maioria relativamente à evolução do país e «inspiram confiança em relação ao percurso que Portugal tem percorrido ao longo dos últimos anos».

Luís Montenegro referiu que em 2014 a economia portuguesa manifestou uma capacidade exportadora «como nunca tinha tido» e que Portugal bateu recordes no turismo.

O líder parlamentar do PSD destacou a descida da taxa de desemprego ao longo dos últimos dois anos, qualificando-a de «muito consistente».

PUB

«Inspira confiança. Faz com que os portugueses possam acreditar no caminho que estamos a trilhar e que num futuro próxima possa ainda mais evidentemente ser repercutido na vida quotidiana das pessoas», cita a Lusa.

Também o líder parlamentar do CDS-PP defendeu que os dados da economia divulgados pelo INE consubstanciam o «consenso alargado» de que o país «conseguiu recuperar», e está a crescer e a criar emprego. 

«Há cada vez mais um consenso alargado de que Portugal conseguiu recuperar, conseguiu cumprir o programa de ajustamento, está a conseguir crescer, criar emprego, combater a maior fratura social, que é o desemprego. Esse consenso é reconhecido por todos e até esta semana pelo secretário-geral do PS», afirmou Nuno Magalhães, numa referência às declarações de António Costa perante a comunidade chinesa.

PUB

«É particularmente significativo se tivermos em consideração que nos últimos dois anos, com exceção de um mês, o desemprego baixou consecutivamente e consistentemente. É mais do que um sinal, é mais do que uma tendência, é uma realidade», afirmou, sublinhando que tenha acontecido também em janeiro, mês em que tradicionalmente há um ressentimento provocado pelo emprego sazonal.

 

PUB

Relacionados

Últimas