Já fez LIKE no TVI Notícias?

Presidenciais: manhã com poucos eleitores

Relacionados

Comissão Nacional de Eleições diz que afluência às urnas estava nos 13,39% ao meio dia

Artigo actualizado às 14h56

A Comissão Nacional de Eleições revelou este domingo que, às 12:00, a afluência às urnas nas eleições para a Presidência da República era de 13,39 por cento, segundo o site www.presidenciais.mj.pt, escreve a Lusa.

PUB

Esta afluência é menor, em cerca de 5,6 por cento, do que a participação verificada à mesma hora nas últimas presidenciais, realizadas em 2006. Nesse ano, a afluência dos eleitores rondava os 19 por cento àquela hora.

Nas eleições de 2006, o percentual final de abstenção, ao final do dia, foi de 38,47.

FOTOSVeja as fotos das votações e a história do... touro que boicotou

COMENTE! Presidenciais: acompanhe o relato dos jornalistas da TVI

As eleições estão a decorrer com normalidade na maior parte do país, excepto em três freguesias, como a Gralheira, no concelho de Cinfães, onde a mesa está constituída, mas os eleitores não estão a votar.

Já nas freguesias de Muro (Trofa), Vila Nova de Mansarros (Anadia) e Serpins (Lousã), onde as mesas de voto não chegaram a ser constituídas.

PUB

Nestes casos, o acto eleitoral será repetido na terça-feira.

As urnas para as eleições presidenciais abriram às 08h00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19h00. Nos Açores, as urnas abrem e encerram à mesma hora, mas no horário local (menos uma hora do que em Lisboa).

Para o sufrágio de hoje estão inscritos um total de 9.656.474 eleitores.

Desde a abertura das urnas, candidatos e responsáveis políticos têm apelado à participação dos cidadãos.

Eleitores indignados

Vários eleitores manifestaram, entretanto, o seu descontentamento e indignação, na escola básica das Laranjeiras em Lisboa, por terem visto os seus números de recenseamento alterados sem que fossem previamente informados disso.

No local, várias pessoas disseram à Lusa que a situação «é culpa da Comissão Nacional de Eleições (CNE)» e «uma falta de respeito».

Os eleitores aguardavam numa fila, cada vez mais longa, para conhecerem o seu novo número de eleitor e receberem um novo cartão que tem um logótipo da junta de freguesia de São Domingos de Benfica.

PUB

Relacionados

Últimas