Já fez LIKE no TVI Notícias?

Afinal, já há mais de 8 mil Magalhães na Madeira

Governo Regional da Madeira afirma que distribuição de computadores começou em 2000

José Sócrates desloca-se na próxima sexta-feira à Região Autónoma da Madeira, na sua primeira visita oficial, desde que foi eleito em 2005. Na agenda do primeiro-ministro, está presente a distribuição, no Funchal, de 200 computadores Magalhães a alunos do 1º Ciclo da Escola Básica com Pré-escolar da Ajuda.

No entanto, a presidência do Governo Regional emitiu esta quinta-feira um memorando sobre a utilização de computadores e das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Madeira, informando que «cerca de 6844 computadores foram já atribuídos a famílias de baixos recursos, iniciado em 2000 e projectado até 2015».

PUB

Em comunicado enviado ao tvi24.pt, a região da Madeira considera «ser imperioso que as crianças e os jovens estejam familiarizados com as ferramentas informáticas».

«A Região Autónoma da Madeira iniciou, há vários anos, um esforço no sentido de cumprir estes objectivos, sendo hoje a Madeira um exemplo a seguir na introdução das TIC`s no processo de ensino/aprendizagem», pode ler-se no comunicado.

Madeira com iniciativas a nível das TIC

O mesmo comunicado revela ainda um conjunto de projectos: «Uma Família Um Computador», destinado a «famílias de baixos recursos»; «Um computador para todos», 84 salas de informática de acesso público, com 504 computadores; e «Um professor um Computador», «mais de 800 professores apoiados na aquisição de computadores portáteis, já concretizado».

No âmbito escolar, foram adquiridos quatro «wireless labs» (laboratórios informáticos móveis) com 16 portáteis cada, instaladas redes wireless em todas as escolas e foi garantido um «upgrade dos equipamentos informáticos em cada dois anos e a substituição total em cada quatro anos». Encontra-se «em curso, a instalação de Quadros Interactivos».

PUB

Investimentos na Educação Especial

Na Educação especial foram «criadas quatro salas (em 2006/2007) em instituições de Ensino Especial dotadas de computadores adaptados; atribuídos 101 computadores adaptados a alunos com necessidades educativas especiais; um centro de avaliação especializada que acompanha a utilização de computadores por pessoas com deficiência; a produção de software adaptado; o projecto Teleaula «Aprender sem Barreiras» de ensino à distância em regime de vídeo-conferência e o projecto «Estou na Escola com os Meus Amigos» para alunos temporariamente afastados da escola por motivos de doença.

Foram ainda criados o Portal de Tecnologias Educativas «EDUCATIC» que consiste num portal para a «divulgação das TIC na Educação destinado, em primeira linha, aos professores, com disponibilização de jogos educativos e propostas de actividades para os alunos», o Diploma de Competência Básica (DCB) no final do 1º Ciclo e o UmTIC, «projecto de apoio à exploração pedagógica» inserido na Mediateca.

Com o principal objectivo de «melhoria dos serviços aos utentes», o impacto das novas tecnologias reflecte-se nos seguintes aspectos: «pautas online, matriculas online, controle dos Escalões de Acção Social Educativa, gestão das contribuições das famílias nas creches e infantários, Portal Estudantes Universitários ¿ Bolseiros, controlo do fornecimento de leite escolar, gestão de alunos e turmas, requisições e fornecimento de material escolar e concursos de pessoal docente».

PUB

Últimas