Já fez LIKE no TVI Notícias?

PCP confronta Governo com desemprego e pobreza

Relacionados

Comunistas interpelam Executivo no Parlamento sobre a «falta de respostas» à crise

O PCP vai confrontar esta quarta-feira o Governo com «a falta de respostas» à «grave crise económica e social» que assola o país e apresentar medidas alternativas de alteração aos critérios de atribuição ao subsídio de desemprego, refere a Lusa.

«Tirando o apoio sempre avultado à banca, o Governo tem estado sem rumo na resposta à crise», considera o líder da bancada comunista na Assembleia da República, Bernardino Soares, que fará a interpelação ao Governo sobre situação, social, desemprego e pobreza.

PUB

De acordo com Bernardino Soares, o Governo poupou «400 milhões de euros na verba destinada ao subsídio de desemprego», nos dois últimos anos, o que se torna «incompreensível, num momento em que o desemprego tem vindo a aumentar».

O PCP vai propor a alteração dos critérios de atribuição ao subsídio de desemprego, incluindo o alargamento do prazo e uma majoração de 25 por cento no subsídio, quando ambos os membros de um casal estão desempregados.

Além das questões relativas ao desemprego, o PCP vai ainda reclamar aumentos de salários e de reformas, «com predominância nas mais baixas», condições essenciais para «aumentar o rendimento disponível das famílias e com efeitos benéficos também na maior parte das pequenas e médias empresas», segundo Bernardino Soares.

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, vai representar o Governo na interpelação parlamentar e o primeiro-ministro, José Sócrates, assistirá à primeira parte do debate, e deverá voltar a apresentar as linhas gerais do plano de combate à crise económica.

As regras das iniciativas de apoio ao emprego foram publicadas na sexta-feira em Diário da República e apresentadas pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social na segunda-feira, estando disponíveis na Internet.

PUB

Relacionados

Últimas