Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Segredos bem guardados» descobertos por Sócrates

Relacionados

«Portugal é o país do mundo com mais transplantes hepáticos. Segredo bem guardado», diz Sócrates

José Sócrates, sublinhou esta sexta-feira a importância de serem dados a conhecer os «feitos absolutamente extraordinários» da sociedade portuguesa em diferentes domínios que, disse, têm permanecido como «segredos bem guardados».

Na sessão evocativa do milésimo transplante hepático realizado pelo Serviço de Cirurgia Geral e Unidade de Transplantação do Hospital Curry Cabral, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, José Sócrates apontou esta unidade dirigida pelo médico Eduardo Barroso como um exemplo de realizações que são «escondidas da opinião pública».

PUB

«Há muitas áreas muito desenvolvidas no nosso país, várias realizações muito positivas no nosso país e que, não sei porquê, são transformadas em segredos bem guardados da opinião pública. Imaginem que cheguei aqui e fiquei a saber que Portugal é o país do mundo com mais transplantes hepáticos. Segredo bem guardado. Ninguém me tinha dito até hoje - e sou primeiro-ministro - que afinal de contas nós temos esta marca que é da maior importância para o nosso país», confidenciou.

O desempenho do centro dirigido por Alfredo Barroso, associado à circunstância de Portugal ser um dos países no mundo onde mais órgãos são recolhidos para transplante (só superado pela Espanha), são «obra em qualquer país do mundo» e incluem-se entre os «feitos absolutamente extraordinários que a sociedade portuguesa consegue realizar» e «não são referidos».

«Estes dois indicadores, que em qualquer país do mundo seriam muito publicitados e fariam parte do orgulho nacional, aqui não sei por que razão são escondidos da opinião pública», lamentou, enunciando depois o aumento do investimento público em investigação e desenvolvimento e na formação de investigadores e doutorados.

PUB

Relacionados

Últimas