Já fez LIKE no TVI Notícias?

Casa Pia: Paulo Pedroso sob suspeita

Deputado do PS deverá ser ouvido no TIC. Juiz já pediu retirada de imunidade parlamentar

O deputado socialista Paulo Pedroso deverá ser ouvido no Tribunal de Instrução Criminal no âmbito do processo relacionado com o abuso de menores na Casa Pia.

De acordo com a SIC, o juiz Rui Teixeira já deu entrada com o pedido de retirada de imunidade parlamentar.

PUB

Paulo Pedroso foi ministro da Solidariedade Social na equipa liderada por António Guterres. É actualmente deputado e porta-voz do PS.

Em coferência de imprensa na Assembleia da República, Paulo Pedroso disse que iria de imediato pedir o levantamento da imunidade parlamentar. O deputado utilizou várias vezes a expressão «calúnia montada», no entanto, disse ignorar «quem a lançou».

«Sinto-me no direito de conhecer toda a verdade», afirmou ainda o deputado, que esteve acompanhado pelo líder parlamentar, António Costa, e pelo secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues.

O deputado Paulo Pedroso garantiu que nunca participou em qualquer acto de pedofilia e afirmou estar a viver «momentos terríveis» e apesar de considerar já gastas as proclamações de inocência dirigiu «à família, amigos e camaradas do partido» a mensagem de que nunca participou em qualquer acto de pedofilia.

Disponibilizando-se para todos os esclarecimentos, o deputado socialista salientou que quer ver «conhecida toda a verdade».

PUB

«Não desistirei de lutar por todos os meios para identificar julgar e punir os responsáveis por esta infame calúnia. Tenho direito como qualquer cidadão a saber toda a verdade», acrescentou.

«Compreendo o sistema judicial mas se for constituído arguido então é porque há uma calúnia», disse.

Paulo Pedroso disse já ter informado o secretário-geral do PS da decisão de suspender todos os cargos políticos até esclarecimento da verdade.

No que respeita ao seu envolvimento no escândalo, a única informação que Paulo Pedroso disse ter recebido foi a de que teria participado «em casos de pedofilia».

Questionado sobre o facto de ter a tutela da Casa Pia quando foi ministro da Solidariedade Social Paulo Pedroso sublinhou que a tutela sempre foi dos secretários de Estado.

«Se algum dia alguém me tivesse feito uma denúncia reagiria como das outras vezes em que recebi outras denúncias mesmo que anónimas, já que estas tinham factos susceptíveis de investigação, ou seja eram encaminhadas», salientou.

PUB

«Agora tenho duas batalhas pela frente: provar a minha inocência e porque razão isto me aconteceu, sabendo que estou inocente», frisou o deputado, reiterando o seu empenho em colaborar com as autoridades.

O secretário-geral do PS Ferro Rodrigues declarou, na mesma ocasião, a sua convicção na inocência do seu colega de bancada.

«Estou totalmente solidário», afirmou, mostrando-se «indignado» com o que se está a passar.

O líder da bancada do PS, António Costa, considerou ser «motivo de grande orgulho o comportamento ética e civicamente adoptado por Paulo Pedroso».

O mesmo responsável adiantou que na abertura do plenário, às 15:00, será votado o levantamento integral da imunidade parlamentar «para se o tribunal quiser, ouvir ainda hoje Paulo Pedroso».

O secretariado nacional do PS vai também reunir-se hoje, anunciou ainda Ferro Rodrigues.

PUB

Últimas