Já fez LIKE no TVI Notícias?

Professores: Assis avisa que nada se faz sem consenso

Socialista subscreve programa do Governo mas apela a «abertura de espírito». Oposição critica Jorge Lacão

Apesar de sublinhar que «subscreve o que consta do programa do Governo» sobre a avaliação dos professores, Francisco Assis, candidato único à liderança parlamentar do PS, avisou que «nada se poderá fazer sem o mínimo de consenso» e que por isso deve haver «abertura de espírito».

«É bom que os portugueses saibam o que o Governo pensa e preconiza, mas, ao mesmo tempo, é bom que também saibam que tem de haver, da parte do Governo e da maioria parlamentar que o sustenta, a abertura de espírito suficiente para garantir a obtenção dos consensos necessários, porque há hoje uma evidência absoluta, é que nada se poderá fazer sem o mínimo de consenso», disse, citado pela agência Lusa.

PUB

Governo «teimoso» na avaliação de professores

Estas declarações foram prestadas no Parlamento depois do ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, ter dito à rádio TSF que está fora de questão a suspensão do modelo avaliação dos docentes. A Lusa refere que Assis, questionado sobre se concorda que não deve haver suspensão do modelo, disse não querer «estar a avançar com nada que possa por em causa a evolução do processo».

Sobre a hipótese de existir uma querela jurídico-constitucional, Assis disse esperar que «não se entre nesse processo»: «Sou de natureza relativamente optimista, acho que quer o PS quer os vários partidos da oposição vão agir de forma séria e de forma profundamente responsável».

PSD fala em contradição

O PSD considerou que Jorge Lacão está em «contradição entre o anúncio feito pelo primeiro-ministro há uns dias atrás» de que haveria «um novo ciclo» e «disponibilidade para dialogar e para ouvir opiniões diferentes».

PUB

«Esta aparente nova atitude que o primeiro-ministro quis apresentar depois das eleições não passou de uma encenação», disse à Lusa o deputado social-democrata Pedro Duarte. «Esta atitude do Governo só tem contribuído para bloquear as escolas».

CDS critica «declarações extremadas»

O CDS-PP também criticou Lacão, considerando que se está a «atravessar no meio de um processo negocial que será conduzido pela ministra da Educação com declarações extremadas», segundo apontou o deputado do CDS-PP Nuno Magalhães.

BE e PCP também criticam

O BE considerou que as declarações do ministro proferidas são «o pior sinal neste momento» e que estas demonstram «teimosia e irresponsabilidade».

Já o PCP, através do deputado Miguel Tiago, acusou Lacão de se apresentar «na esteira do que de pior apresentou o anterior Governo».

PUB

Últimas