Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tratado de Lisboa: Barroso apela a mediação de Merkel

Presidente da Comissão Europeia este esta quarta-feira na Alemanha

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, apelou para a mediação da chanceler alemã, Angela Merkel, para fazer aplicar o Tratado de Lisboa, numa intervenção esta quarta-feira em Passau (Sul da Alemanha), noticia a Lusa.

«Sem Angela Merkel, não haverá acordo sobre o Tratado. Cara Angela, receio que tenhamos ainda de recorrer aos teus bons ofícios para que este tratado se torne finalmente realidade», declarou Barroso durante a entrega de um prémio à chanceler, citado por um porta-voz.

PUB

«Não devemos esquecer a que ponto este acordo foi difícil de obter e quão determinante foi o empenho de Angela Merkel», sublinhou o presidente da Comissão, numa altura em que a UE atravessa uma crise institucional desde que os irlandeses recusaram ratificar o Tratado de Lisboa, a 12 de Junho, por 53 por cento dos escrutínios.

Um segundo referendo sobre o Tratado Europeu de Lisboa «poderá ser necessário», depois do «não» de 12 de Junho, admitiu no final de Agosto o secretário de Estado dos Assuntos Europeus irlandês, Dick Roche.

«Devemos admitir todas as soluções possíveis… Não podemos excluir a possibilidade de, num momento certo e em circunstâncias positivas, poder ser necessário consultar a população mais uma vez», disse Roche, numa entrevista publicada pelo diário Irish Independent.

Merkel recebeu esta quarta-feira à noite em Passau, na Baviera, o prémio Menschen in Europa, entregue pelo grupo editorial Passau no âmbito de uma tribuna sobre o tema «Europa, o poder de amanhã».

Barroso saudou também o trabalho da chanceler em matéria de política energética e climática europeia.

Markel negociou arduamente o texto do Tratado de Lisboa para o fazer aceitar pelos chefes de Governo dos 27, depois da rejeição da primeira versão pelos eleitores franceses e holandeses.

PUB

Últimas