Já fez LIKE no TVI Notícias?

Autárquicas: partidos reagem a data anunciada

Relacionados

PSD volta a pedir marcação das legislativas para o mesmo dia. Os outros exigem datas diferentes

Os partidos políticos já reagiram à data de 11 de Outubro anunciada pelo Governo para as eleições autárquicas. A data é, no geral, considerada adequada, mas, enquanto PSD pede junção com legislativas, todos os outros partidos pedem separação de datas. O Governo justificou a escolha dizendo que aquela data «foi referida nas preferências de todos os partidos políticos que, nos termos da lei, foram previamente ouvidos sobre esta matéria».

Autárquicas marcadas para 11 de Outubro

PUB

O secretário-geral do PSD, Luís Marques Guedes, considerou que o Governo marcou as eleições autárquicas para a data que pretendia e voltou a defender que as legislativas se realizem no mesmo dia. «O que é desejável para o PSD é que as eleições autárquicas e as legislativas sejam em simultâneo», completou o secretário-geral do PSD.

Pelo contrário, o dirigente do PCP Jorge Pires considerou que o Presidente da República «não pode deixar» de acolher a opinião maioritária dos partidos e convocar as eleições legislativas para data diferente. «Estamos convictos de que o Presidente da República não poderá deixar de ter em conta a opinião maioritária, tendo em conta que apenas o PSD se pronunciou de maneira diferente», afirmou Jorge Pires.

«À excepção do PSD [que prefere que os dois actos eleitorais se realizem no mesmo dia], todos os outros partidos preferem datas diferentes», sublinhou o membro da comissão política do PCP.

A deputada do Bloco de Esquerda Helena Pinto também renovou o apelo para que as eleições legislativas e as autárquicas se realizem em data diferente. «As eleições devem ser separadas para permitir dois debates diferentes nos quais o povo português deve poder participar da forma mais motivadora possível», afirmou, considerando «adequada» a data anunciada para as autárquicas.

O porta-voz do CDS-PP, Pedro Mota Soares, considerou «correcta» a data de 11 de Outubro para as eleições autárquicas e reforçou igualmente que as legislativas devem realizar-se em data diferente para permitir a separação das campanhas. «Parece-nos uma data correcta e que permite que se façam as eleições legislativas numa data anterior, separando duas campanhas que não devem ser misturadas», disse Mota Soares, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.

Também o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, já reagiu à data anunciada. Em declarações à Agência Lusa, Ruas disse que a data era «previsível». «De há um tempo a esta parte, cerca de um mês, tive o dia 11 [de Outubro] como o dia das autárquicas, portanto não constitui nenhuma surpresa», disse o presidente da ANMP.

PUB

Relacionados

Últimas