Já fez LIKE no TVI Notícias?

Madeira: votação começa dentro da normalidade

Mais de 250 mil madeirenses vão escolher nova composição da Parlamento da região

As eleições legislativas que decorrem este domingo na Região Autónoma da Madeira começaram dentro da «maior normalidade», disse à agência Lusa do delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Paulo Barreto diz apenas ter recebido três pedidos de esclarecimento do Estreito de Câmara de Lobos e Curral das Freiras onde funcionam mesas de voto nos centros cívicos das respectivas localidades, num espaço aberto onde estão funcionários das juntas de freguesia a ajudar os eleitores.

PUB

Garantiu que tal é permitido por lei, desde que seja garantida a «distinção, para não criar confusão» do apoio que está a ser prestado, o que «parece ser conseguido por estarem afastados a 10-15 metros» das mesas de voto.

O juiz salientou ainda que detectou que «estão muitas pessoas à volta das mesas, candidatos e delegados que têm a missão e direito de fiscalizar» o acto eleitoral.

«O acto eleitoral só decorrerá até ao fim dentro da normalidade se as pessoas da mesa e delegados forem rigorosos na fiscalização», disse.

Paulo Barreto defendeu ainda a necessidade de serem observadas as normas relacionadas com o voto acompanhado e o transporte de pessoas para as mesas e secções, situações que têm sido alvo do maior número de queixas nos actos eleitorais anteriores nesta região.

Alertou ainda os membros que compõem as mesas de voto que o seu papel só termina «depois da contagem dos votos e da acta estar preenchida» para que não surjam suspeitas de irregularidades.

Hoje mais de 250 mil madeirenses são chamados a votar para escolher uma nova composição da Parlamento da região, que integra 47 deputados, um sufrágio do qual resultará ainda o XI Governo Regional.

A este acto eleitoral concorrem nove forças partidárias, a maior participação de sempre desde 1976.

PUB

Últimas