Já fez LIKE no TVI Notícias?

«PS tem uma liderança bicéfala»

Luís Montenegro diz que socialistas têm um líder no largo do Rato e um clandestino em Paris

O líder parlamentar do PSD acusou o PS de «falta de coragem» em «assumir posições impopulares» e de estar contra medidas que «inscreveu no memorando», afirmando que os socialistas vivem «uma liderança bicéfala» no Rato e em Paris.

Discursando no XXXIV Congresso do PSD, Luís Montenegro fez uma longa intervenção de críticas cerradas à atual liderança do PS, acusando-a de «não cumprir a palavra que deu», de ter «vergonha das suas causas», de estar «contra tudo e contra todos» e ser «pobre e mal agradecida» em áreas como a educação, a administração local ou a saúde.

PUB

No entanto, o líder parlamentar do PSD considerou que «há uma atenuante» para estas críticas. «A vida não está fácil no interior do PS, o PS é hoje um partido com duas lideranças, lamentavelmente com duas lideranças, o PS tem uma liderança oficial, com sede no Largo do Rato, e tem depois uma liderança que é mais ou menos clandestina, que parece que não mexe mas mexe, que vem desde Paris com ventos e telefonemas», afirmou.

«É irónico que aqueles que nos acusaram em tempos de termos uma liderança bicéfala hoje terem caído tragicamente nessa situação», rematou.

«Sabemos a confusão que estava instalada nas nossas escolas com o desempenho dos Governos anteriores, pois nestes nove meses fomos capazes de chegar a um acordo importante relativamente à avaliação docente, de iniciar o processo de reforma curricular e de chegar a um acordo com os sindicatos relativamente às regras de recrutamento dos professores. O que diz a oposição? A oposição não diz nada, o PS não é capaz de dizer o que quer que seja», declarou.

PUB

Já na reforma da administração local, Montenegro declarou que «o PS foi porventura o primeiro partido a falar em Portugal da extinção de freguesias» e «fez desta questão uma das suas causas».

«Uma vez votado à oposição, a grande verdade é que o PS até das suas causas tem vergonha», considerou.

No plano da saúde, o presidente da bancada social-democrata atirou: «Que dizer deste périplo que o líder do PS fez pelo país a queixar-se dos encerramentos de unidades de saúde? Que descaramento, quem é que foi o maior responsável pelos encerramentos de unidades de saúde, de escolas, de postos da GNR ou de esquadras da PSP que não o PS».

Luís Montenegro referiu ainda a reforma do setor empresarial do Estado para dizer que esta foi uma medida «que o PS sempre prometeu e nunca concretizou».

No seu discurso, Montenegro referiu-se às eleições autárquicas para declarar que o PSD tem «todas as condições para as vencer» e que os militantes «com mais notoriedade» deve estar disponíveis para esse combate.

PUB

Últimas