Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Se Sócrates fosse embora, Portugal ficaria numa situação de ingovernabilidade»

Relacionados

Soares diz que o facto «a oposição estar a transformar o Parlamento num governo de Assembleia» é muito perigoso. Sobre Alegre diz que tem «um pé dentro e outro fora» do PS

«Se Sócrates decidisse ir-se embora agora, Portugal ficaria numa situação de verdadeira ingovernabilidade», afirma Mário Soares em entrevista ao jornal «I». No dia em que faz 85 anos, o histórico socialista recorda episódios da vida política nacional, mas não hesita em mostrar preocupação face à situação actual.

Questionado sobre um artigo recente em que escreveu que José Sócrates podia fartar-se e ir-se embora, Soares afirmou: «Espero que não aconteça. Mas todos deviam ter algum cuidado com isso, incluindo os partidos e o Presidente Cavaco Silva. Se Sócrates decidisse ir-se embora agora, Portugal ficaria numa situação de verdadeira ingovernabilidade».

PUB

«Estou muito preocupado com essa hipótese. É um sentimento generalizado em Portugal. A circunstância de a oposição estar a transformar o Parlamento num governo de Assembleia contraria as pessoas, sem haver mais do que uma coligação negativa, é muito perigoso», disse ainda.

Para Mário Soares, «a aliança táctica entre CDS e Bloco de Esquerda é nociva para ambos». «Acho que é necessário e urgente que os partidos se renovem e apresentem alternativas a médio prazo, segundo os seus valores e ideologias. Os partidos não podem viver tacticamente ao sabor do momento, no dia-a-dia. Quando estamos numa situação económica tão difícil, podem acontecer eventos que não seremos capazes de prever. Que fujam ao controlo dos partidos. É preciso ter cuidado com isso. Há muitos exemplos históricos, nesse sentido. Todos péssimos...», defendeu

Sobre Manuel Alegre, Soares diz que foi «amigo dele durante muitos anos. Tínhamos um contacto quase diário. Eu gosto dele, dou-me bem com o temperamento dele... Mas não aprecio a maneira como se tem comportado como militante do PS. Com um pé dentro e outro fora».

Questionado sobre se apoiará Manuel Alegre caso ele resolva ser candidato às Presidenciais, Soares diz que apoia «o candidato do Partido Socialista». «Porque sou militante do Partido Socialista, desde a sua fundação. Hoje, diga-se, como militante de base, como convém à minha idade».

PUB

Relacionados

Últimas