Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa defende respeito pelos direitos na Rússia

Relacionados

Graves distúrbios em cidades russas foram também condenados pela Comissão Europeia e pelos EUA

A presidência portuguesa da UE apelou hoje para o respeito pelos direitos fundamentais na Rússia e expressou «preocupação» face à repressão de opositores em várias cidades do país no último fim-de-semana, noticia a Lusa.

Os protestos, a escassos dias das legislativas de domingo - em que é favorito o partido Rússia Unida, do Presidente Vladimir Putin -, ficaram saldados em cerca de duas centenas de detidos, nomeadamente o candidato presidencial Garry Kasparov.

PUB

Em comunicado, Lisboa chama a atenção para os graves distúrbios em Moscovo, S. Petersburgo e outras cidades russas, sublinhando que as liberdades de associação, reunião e expressão são direitos fundamentais.

O documento recorda que Moscovo, enquanto signatária da Convenção Internacional para os Direitos Cívicos e Políticos, partilha com a União Europeia (UE) os mesmos valores e obrigações.

A presidência da UE «confia em que as autoridades russas competentes e todas as partes envolvidas possam criar condições adequadas ao desenrolar das eleições», conclui o texto.

Os acontecimentos na Rússia também foram condenados pela Comissão Europeia e pelos Estados Unidos.

PUB

Relacionados

Últimas