Já fez LIKE no TVI Notícias?

PP quer abono de família para mais trabalhadores

Relacionados

Diploma entregue no Parlamento quer apresenta alterações à lei

O CDS-PP entrega esta quinta-feira no Parlamento um diploma para que a Segurança Social utilize o rendimento efectivo dos trabalhadores independentes como base para o cálculo da atribuição do abono de família e não volume de negócios, refere a Lusa.

«Desde 2007 que se tem verificado que a Segurança Social está a ter como base dos rendimentos dos trabalhadores independentes não o rendimento efectivo mas sim todo o seu volume de negócios», afirmou.

PUB

Em consequência, acrescentou, muitos trabalhadores independentes «perderam de um momento para o outro» o direito ao abono de família, o que «provocou uma situação de enorme injustiça social».

«Entre o volume de negócios e o rendimento há uma diferença imensa. Do rendimento tem que ser descontado as rendas a pagar pela loja, os materiais, o que paga aos funcionários», defendeu Pedro Mota Soares, dando o exemplo dos profissionais liberais e prestadores de serviços.

O projecto de lei do CDS-PP visa alterar o decreto que regulamenta a atribuição do abono de família, de forma a esclarecer «que a base a ter em conta deve ser o rendimento efectivo e não todo o volume de negócios».

Em Janeiro passado, o deputado questionou o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, sobre o assunto.

Mota Soares afirmou que até ao momento não obteve resposta do ministro mas acrescentou ter confirmado junto dos serviços da Segurança Social que desde 2007 a base que conta é o volume de negócios.

PUB

Relacionados

Últimas