Já fez LIKE no TVI Notícias?

PAN espera uma de duas coisas depois do veto de Marcelo

André Silva espera que esta "segunda oportunidade" para consenso mais alargado seja aproveitada pelos partidos, para alterar a lei do financiamento partidário

O PAN considerou, esta quarta-feira, que o veto ao diploma que altera as regras da fiscalização e do financiamento dos partidos, decidido ontem pelo Presidente da República, dá razão às dúvidas sobre a transparência do processo mas também sobre o conteúdo.

Em declarações aos jornalistas, no parlamento, o deputado do PSN, André Silva, adiantou que o tema será debatido na quinta-feira na reunião da conferência de líderes parlamentares, "onde ficará definido a forma como o debate vai ser conduzido relativamente a esta matéria".

PUB

"O veto vem dar respaldo às opiniões do PAN e aos motivos pelos quais votámos contra", disse, destacando o fim do limite às verbas obtidas através de iniciativas de angariação de fundos e, por outro lado, pela "falta de publicidade e transparência".

E no fundo vem dar uma segunda oportunidade aos partidos para que consigam chegar a um consenso de uma forma mais alargada. [Os deputados ou fazem] uma expurga das medidas avulsas para além das recomendações do Tribunal Constitucional ou se apresentam propostas alternativas a colocar algum travão a estas regras que ainda assim levantam algumas dúvidas".

"O financiamento dos partidos deve ser privilegiadamente público, temos muitas duvidas relativamente a financiamentos de cariz privado especialmente quando não existem tetos, quando não existem limites", disse.

 

PUB

Últimas