Já fez LIKE no TVI Notícias?

JS desiste de casamento entre homossexuais

Relacionados

Juventude Socialista critica direcção da bancada do PS por propor o voto contra os projectos do BE e Verdes

A JS criticou este domingo a direcção da bancada socialista por propor o voto contra os projectos do BE e Verdes sobre casamentos homossexuais, mas anunciou que desistiu de agendar o seu diploma sobre esta matéria, avança a agência Lusa.

«Entendemos não haver condições para o agendamento do projecto de lei da JS que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar de desejarmos tê-lo apresentado», declara a direcção da Juventude Socialista (JS), em comunicado.

PUB

Para a JS, o facto de a proposta do casamento entre pessoas do mesmo sexo «não estar inscrita no programa do PS de 2005 de forma alguma justifica um voto contra».

Perante o agendamento de dois diplomas a favor dos casamentos de pessoas do mesmo sexo para o dia 10 de Outubro, a JS reafirmou que é «absolutamente a favor da sua consagração».

PS não tem «legitimidade» para decidir

Socialistas não se entendem

No entanto, os jovens socialistas criticam o Bloco de Esquerda e Verdes por terem avançado com o agendamento destes projectos sem antes terem assegurado um consenso na Assembleia da República que permita a sua aprovação.

«O Bloco de Esquerda e o Partido Ecologista Verdes entenderam, ainda assim, agendar os seus projectos de lei, sabendo da posição pública do PS e sem qualquer garantia de verem as suas propostas aprovadas», lamentaram os jovens socialistas, que também se demarcam da actuação da direcção da bancada socialista.

PUB

«A direcção do Grupo Parlamentar do PS anunciou que era sua intenção propor o voto contra ambos os projectos agendados, alegando que este não é o momento apropriado para os considerar. No entender da Juventude Socialista ninguém sai bem deste processo», refere o comunicado da juventude do PS.

A JS acusa mesmo o BE e Verdes de terem agendado os seus diplomas «desinteressados da possibilidade de aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo», parecendo «apenas satisfeitos em destratar o PS».

«Entendemos que este comportamento, se bem que assente no exercício de um direito legítimo ao agendamento do diploma, prejudica os entendimentos indispensáveis para que esta proposta seja uma realidade em Portugal», sustenta a JS, que ao mesmo tempo contesta a decisão do PS de rejeitar os projectos do BE e «Os Verdes».

Segundo a JS, «esta era a oportunidade para que o PS aprovasse a nossa proposta, pois entendemos que se trata de um questão fundamental de igualdade no acesso aos direitos fundamentais e de um combate a uma discriminação que persiste em se manter na lei».

«A JS continua determinada e empenhada para que o PS assuma, sem receios, nem bloqueios, o casamento entre pessoas do mesmo sexo no seu programa eleitoral para as legislativas de 2009. A omissão não é mais alternativa», advertem os jovens socialistas.

PUB

Relacionados

Últimas