Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portas com três secretários de Estado e uma subsecretária

Miguel Morais Leitão, Luís Brites Pereira, José Cesário e Vânia Dias da Silva ocupam as pastas nos Negócios Estrangeiros

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, vai manter a mesma estrutura do Governo anterior no Palácio das Necessidades em termos de secretários de Estado, acrescentando-lhe uma subsecretária de Estado.

O novo secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus será o centrista Miguel Morais Leitão, que sucede a Pedro Lourtie. Na pasta das Comunidades, o social-democrata José Cesário substitui António Braga.

PUB

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Luís Brites Pereira sucede no cargo a João Gomes Cravinho. Sem equivalência no anterior executivo, a centrista Vânia Dias da Silva será subsecretária de Estado Adjunta do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Luís Miguel Gubert Morais Leitão, 46 anos, licenciado em Direito, já passou pelo Governo entre 2004 e 2005. Foi secretário de Estado do Tesouro e das Finanças do executivo liderado por Santana Lopes, quando António Bagão Félix era ministro das Finanças.

Morais Leitão já tinha trabalhado de perto com Portas entre 2002 e 2004, quando foi presidente do conselho de administração da EMPORDEF ¿ Empresa Portuguesa de Defesa, holding das indústrias militares portuguesas. Nesse período, Portas era ministro da Defesa e dos Assuntos do Mar no executivo de Durão Barroso.

A maior parte da carreira profissional de Morais Leitão, vogal das comissões política e executiva do CDS-PP, foi passada na área da banca, particularmente no grupo BPI.

PUB

José Cesário, deputado do PSD eleito pelos círculos de Viseu (1983-2005) e Fora da Europa (desde 2005), regressa com Pedro Passos Coelho à pasta das Comunidades portuguesas, cargo que já tinha assumido no governo de coligação liderado por Durão Barroso (2002-2004). Licenciado em gestão e administração escolar, com Pedro Santana Lopes transitou para a pasta da Administração Local.

Nas legislativas de 05 de Junho Cesário foi reeleito pela terceira vez consecutiva deputado pelo círculo de Fora da Europa. Prestes a cumprir 53 anos, natural de Viseu, José Cesário assumiu a coordenação da campanha do PSD para as últimas eleições legislativas.

O seu mandato como secretário de Estado das Comunidades ficou marcado pela reorganização da rede de consulados e pela associação do seu nome ao alegado favorecimento da filha do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Martins da Cruz no acesso ao ensino superior.

Luís Brites Pereira, indigitado secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, é economista de formação e actualmente é director adjunto do Centro Globalização e Governação (CGG), da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

PUB

O CGG é um centro de pesquisa interdisciplinar, dirigido por Jorge Braga Macedo, criado em 1992 sob os auspícios de um acordo assinado entre o Ministério das Finanças e a Universidade Nova de Lisboa.

No seu perfil na rede social LinkedIn, Luís Brites Pereira apresenta-se como Economista, com experiência em Economia Internacional, Governação e Desenvolvimento.

Vânia Dias da Silva licenciou-se em Direito em 2001 pela Universidade de Coimbra. Nas últimas legislativas integrou, em quinto lugar, a lista de candidatos do CDS-PP pelo círculo eleitoral do Porto.

Desde maio de 2006 que exerce o cargo de adjunta da vereação da Câmara Municipal do Porto.

O cargo para que foi indigitada volta de novo a ser criado na estrutura orgânica do MNE. Em 2005, quando Diogo Freitas do Amaral era ministro, Bernardo Ivo Cruz foi nomeado subsecretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.

PUB

Últimas