Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saída da ministra da Cultura é «excelente notícia»

Ex-director do Museu de Arte Antiga tem «grande expectativa» em relação ao novo ministro

A antiga directora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), Dalila Rodrigues, afirmou esta terça-feira que a substituição da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, é «uma excelente notícia».

Dalila Rodrigues, que foi afastada daquele cargo por supostamente ter discordado publicamente do modelo de gestão dos museus nacionais, disse à Agência Lusa ter «uma grande expectativa» em relação ao novo ministro, José António Pinto Ribeiro.

PUB

«Conheci-o quando estava no MNAA, é jurista na área dos Direitos de Autor e sei que é uma excelente pessoa», frisou.

Dalila Rodrigues, que era desde Novembro de 2004 directora do MNAA, foi informada a 1 de Agosto do ano passado de que não seria reconduzida no cargo, tendo-se na altura mostrado surpreendida pela decisão, porque a tutela nunca lhe tinha feito qualquer reparo.

Nesse âmbito, concluiu ter sido «penalizada por discordar publicamente do modelo de gestão» dos museus nacionais.

Actualmente professora coordenadora do Instituto Superior Politécnico de Viseu, Dalila Rodrigues disse à Lusa que, após a remodelação governamental, aguarda com expectativa a discussão desta matéria. «Sei que o debate sobre esta questão da autonomia é inevitável».

Na altura, partidos políticos e um movimento cívico mostraram-se contra o afastamento de Dalila Rodrigues, tendo mesmo circulado petições na Internet e sido realizadas vigílias de apoio, mas o Governo não recuou na sua decisão.

PUB

Director do D. Maria II solidário com novo ministro

O director do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), Carlos Fragateiro, manifestou total solidariedade com o novo ministro da Cultura, sublinhando que é um homem de «visões largas».

«Independentemente da amizade pela ministra e de estar solidário com ela, só tenho que estar também solidário com o novo ministro», afirmou Carlos Fragateiro, escolhido pelo governo de Sócrates para a direcção do teatro nacional em 2006.

Fragateiro espera que a transição dentro do Ministério da Cultura «seja feita sem grandes agitações, sem criar rasteiras e sem cascas de banana».

Sobre José António Pinto Ribeiro, Carlos Fragateiro afirma que é uma pessoa «que está por dentro da Cultura, tem visões largas e frequenta as coisas da Cultura».

PUB

Últimas