Já fez LIKE no TVI Notícias?

Secretas com menos «chefes»

Reestruturação orgânica reduz em 38,58 por cento os cargos dirigentes e reforça a intervenção do secretário-geral

Os serviços de informações (SIED e SIS) foram objecto de uma reestruturação orgânica, que reduz em 38,58 por cento os cargos dirigentes e reforça a intervenção do secretário-geral, anunciou esta sexta-feira o gabinete do primeiro-ministro.

«Dando aplicação ao Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC), foi operada no âmbito do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) uma reestruturação orgânica interna dos Serviços de Informações (SIED e SIS) e respectivas estruturas comuns», divulgou São Bento, em comunicado.

PUB

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro, as alterações respeitam «os princípios funcionais e sistémicos dos serviços bem como a doutrina, princípios e métodos do PREMAC» e traduzem-se designadamente na «redução em 38.58 por cento do número de titulares de cargos dirigentes» e «reforço da intervenção da direcção superior dos serviços na componente operacional dos mesmos».

As alterações introduzidas vão também incrementar as «valências e capacidades comuns, enfatizando a dimensão aglutinadora da intervenção do secretário-geral».

«Desta reestruturação resulta uma orgânica mais equilibrada e ágil que confere um suporte adequado para uma melhoria, sob a égide da acção do secretário-geral, da articulação entre todos os órgãos do SIRP e do relacionamento dos serviços na componente externa», considera São Bento.

De acordo com o gabinete de Passos Coelho, a reestruturação permite ainda, «pelas economias de escala que propicia, dinamizar a vertente operacional dos serviços, sem sacrifícios desproporcionados para os seus funcionários, não obstante o quadro orçamental restritivo que se impõe a toda a administração pública».

PUB

Últimas