Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vitória do Syriza "evitou pior cenário"

Eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, diz que resultado evita regresso à direita

Nas eleições legislativas antecipadas, realizadas hoje na Grécia, o partido de esquerda Syriza, de Alexis Tsipras, conquistou 35,47% dos votos, com base em 38,63% do escrutínio, e anunciou que irá aliar-se novamente com o partido nacionalista dos Gregos Independentes (Anel) de Panos Kammenos, para formar um Governo de coligação. A eurodeputada considerou ainda que o Syriza mostrou aos eleitores gregos que "há vontade" para "abandonar gradualmente a austeridade", mesmo que haja um memorando a aplicar na economia grega.

A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, afirmou hoje à Lusa que a vitória do Syriza, nas eleições legislativas na Grécia, "evitou o pior cenário possível que era pôr no poder as forças partidárias da 'troika'".

"Evitou-se o pior cenário, que é o cenário em que - depois de toda a chantagem que a União Europeia fez, das instituições europeias, o Fundo Monetário Internacional, também o papel que o Banco Central Europeu fez para condicionar o exercício da democracia - seria voltar a ter um Governo da Nova Democracia, o principal responsável na situação em que a Grécia se encontra", afirmou a eurodeputada.

PUB

Marisa Matias disse não saber que efeitos podem ter estes resultados nas eleições legislativas em Portugal.

"Pelo menos tem o efeito de contrariar as declarações do primeiro-ministro que, de forma leviana, entendeu usar a expressão 'syrizar' para indicar que o povo voltaria à Nova Democracia e que o que isto mostra é que em três anos, em três eleições houve três vitórias na Grécia. Eu não sei se o primeiro-ministro poderá dizer o mesmo no dia 04 de outubro".

"A situação na Grécia é difícil, há um memorando para aplicar que de facto tem uma grande dose de austeridade; um memorando muito complicado do ponto de vista da política do Syriza, mas há vontade para continuar a lutar para abandonar gradualmente a austeridade. Essa garantia não existe por parte da Nova Democracia [partido de direita], pelo contrário", disse.

PUB

Últimas