Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cultura: polémicas curtas mas intensas

Isabel Pires de Lima esteve 34 meses no Governo. Retrospectiva

Durante os 34 meses que passou no Governo, a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, enfrentou poucas mas intensas polémicas.

Da conturbada exoneração da Directora do Museu Nacional de Arte Antiga, Dalila Rodrigues, que até deixou o Presidente da República surpreendido, à guerra aberta com o autarca do Porto, Rui Rio, por causa do túnel de Ceuta, passando pela demissão do director do Teatro Nacional de São Carlos (Paolo Pinamonti) e do presidente da administração do Teatro Nacional D. Maria II, António Lagarto.

PUB

A polémica sobre a colecção Berardo que marcou o primeiro ano de mandato da ministra terminou com a assinatura de um protocolo entre o Governo e o comendador Joe Berardo

A ausência da comemoração oficial dos 100 anos do nascimento do escritor Miguel Torga, a 12 de Agosto do ano passado, caiu muito mal nos meios culturais e políticos, até com críticas do interior do PS.

Em comunicado o Governo, informa que Isabel Pires de Lima saiu a seu pedido. Resta saber se a escritora pretende regressar à Faculdade de Letras do Porto onde ocupava o cargo de professora catedrática, especializada em Literatura Portuguesa.

O jurista José António Pinto Ribeiro assume a pasta da Cultura.

PUB

Últimas