Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministra da Cultura remodela direcções de três institutos

E reconduziu os responsáveis do Instituto Português de Museus e do Teatro Nacional São João

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima substituiu hoje três directores de institutos da sua tutela e reconduziu os responsáveis do Instituto Português de Museus e do Teatro Nacional São João.

Diogo Pires de Aurélio, que terminava em Outubro o seu mandato à frente da Biblioteca Nacional, é agora rendido por Jorge Couto.

PUB

Natural dos Açores, Jorge Couto é um investigador especializado na História do Brasil, foi professor na Faculdade de Letras de Lisboa e, durante os governos de António Guterres, foi presidente do Instituto Camões.

Jorge Vaz de Carvalho, até agora director da Orquestra Nacional do Porto, é o novo director do Instituto das Artes, substituindo Paulo Cunha e Silva, que termina o seu mandato antes do termo.

O barítono Vaz de Carvalho é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras de Lisboa e até hoje desempenhava as funções de director da Orquestra Nacional do Porto.

Vaz de Carvalho publicou vários livros de poesia e conto e é membro do centro de Estudos Americanos da Universidade Aberta de Lisboa.

O arquitecto João Rodeia termina o seu mandato à frente do Instituto Português do Património Arquitectónico antes do seu termo, sendo substituído por Elísio Summavielle.

Sumavielle é técnico assessor principal da administração pública e desde 1983 exerce funções na área do Património Arquitectónico, no Instituto Português do Património Cultural (actual IPPAR) de 1983 a 1990 e na Câmara de Lisboa de 1990 a 1996.

PUB

De 1993 a 1994 foi administrador delegado da Câmara lisboeta responsável pela área da Intervenção Urbana na "Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura", autor do projecto "Sétima Colina".

De 1996 até ao ano passado foi subdirector Geral da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

É autor de diversas publicações e artigos, tendo colaborado nas pastas das candidaturas do Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Batalha, Alcobaça e Convento de Cristo a Património Mundial.

Tanto a direcção do Instituto Português de Museus como a do Teatro São João, que terminavam em Outubro o seus mandatos, são agora reconduzidas.

PUB

Últimas