Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Com Santos Silva estou a ver a esquadra portuguesa toda afundada»

Jardim irónico sobre o novo ministro da Defesa

O presidente do executivo madeirense, Alberto João Jardim, afirmou esta quinta-feira, em tom irónico, antever «a esquadra portuguesa toda afundada» com um Governo da República que tem Augusto Santos Silva no ministério da Defesa.

Jardim falava à margem de uma inauguração na freguesia do Caniço, concelho de Santa Cruz, de uma loja comercial.

PUB

Começou por se escusar fazer comentários ao novo elenco governativo anunciado por José Sócrates, declarando «não ter nada que se meter nos critérios de escolha do primeiro-ministro».

Mas acrescentou: «não resisto a dizer uma das minhas, com Santos Silva na Defesa estou a ver a esquadra portuguesa toda afundada» e recusou fazer mais comentários sobre outros titulares do novo governo.

O XVIII Governo Constitucional cuja composição foi esta quinta-feira oficialmente anunciada, depois de apresentada por José Sócrates ao Presidente da República, terá 16 ministros, incluindo cinco mulheres e oito novos titulares.

Os novos ministros são Alberto Martins (Justiça), António Serrano (Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas), António Mendonça (Obras Públicas, Transportes e Comunicações), Dulce Pássaro (Ambiente e Ordenamento do Território), Helena André (Trabalho e Solidariedade Social), Isabel Alçada (Educação), Gabriela Canavilhas (Cultura) e Jorge Lacão (Assuntos Parlamentares.

Do XVII para o XVIII Governo Constitucional transitam seis ministros e Augusto Santos Silva, que tinha a pasta dos Assuntos Parlamentares, passa para a ser o ministro da Defesa Nacional, enquanto que Vieira da Silva muda do Trabalho e da Solidariedde Nacional para a da Economia, Inovação e Desenvolvimento.

João Tiago Silveira, que foi secretário de Estado da Justiça, assume agora as funções de secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

PUB

Últimas