Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Governo devia ler com atenção relatório da OCDE»

Relacionados

João Semedo desmente que Estado português seja excessivo

O Governo deve ler com «atenção» o relatório da OCDE que aponta para a necessidade de haver uma redução dos impostos e para o perigo de uma redução drástica do Estado. Foi a posição assumida neste sábado por João Semedo, coordenador do Bloco de Esquerda.

«O relatório diz algumas coisas importantes que o Governo devia ler com atenção. Desde logo, a brutal carga fiscal que tem duas consequências, ambas muito negativas: a primeira é uma depressão no poder de compra e uma redução do consumo interno do mercado. Estas contribuem para o colapso da economia, que é a segunda consequência», disse.

PUB

João Semedo referiu que «outro aspeto importante do relatório é o que chama a atenção para um facto que é inegável e sobre o qual tem havido por parte do Governo muita mentira e muita mistificação». «É falso que o Estado português seja um Estado gordo e um Estado excessivo», garantiu.

«O peso dos salários dos funcionários públicos em termos da percentagem do PIB é inferior à média dos países da OCDE, da União Europeia e da Zona Euro», explicou João Semedo acrescentando que os gastos com saúde, educação e reformas e pensões em Portugal é inferior à média dos países da OCDE».

O coordenador do BE concluiu assim que «não há nenhuma razão para dizer que a dificuldade do equilíbrio das contas públicas e da consolidação orçamental está num Estado que gasta demasiado para as nossas capacidades».

PUB

Relacionados

Últimas