Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE quer equipas rápidas contra terrorismo

Relacionados

«Grupo do Futuro» discutiu as políticas europeias na área da Justiça

A criação de equipas europeias de intervenção rápida contra o terrorismo e a protecção de crianças foram hoje temas dominantes da reunião do chamado «Grupo do Futuro» para as políticas europeias na área da Justiça.

O ministro da Justiça português, Alberto Costa, presidiu à reunião que durou dois dias, no Guincho (Cascais), e cujo principal objectivo foi discutir as prioridades para o período entre 2010 e 2014, isto é, a preparação do futuro programa para a área da Justiça, Segurança e Liberdade que sucederá ao Programa de Haia (2004-2009).

PUB

«Este debate representou um ponto de partida, tendo em vista o Tratado de Lisboa e as modificações que este implicará», explicou Alberto Costa. A simplificação legislativa, a modernização da Justiça, o combate ao terrorismo e ao crime organizado e o reforço da protecção às vítimas foram temas discutidos.

«A luta contra o terrorismo, a protecção das crianças, a Justiça electrónica, a defesa dos direitos fundamentais e a simplificação legislativa para assegurar mais eficácia foram temas abordados nesta reunião, que visou começar a preparar as prioridades da União Europeia para os próximos anos», acrescentou Alberto Costa.

Segundo o ministro português, a proposta para a criação de uma equipa de peritos de intervenção rápida contra o terrorismo surge no seguimento da «cooperação europeia já existente nesta área» e vai ser discutida na próxima reunião de ministros da Justiça da UE. Neste âmbito, foi ainda debatida a hipótese da criação de um «fundo compensatório europeu para as vítimas de terrorismo».

O futuro passa, também, pela criação de um sistema europeu de alerta rápido para casos de rapto de crianças.

PUB

Relacionados

Últimas