Já fez LIKE no TVI Notícias?

Londres: dezenas de portugueses votam «pela mudança»

Cidadãos a viver no estrangeiro tiram uma manhã para exercer o direito cívico porque, dizem, nesta altura todos os votos contam

A crise que Portugal vive motivou um fluxo muito grande de cidadãos portugueses a viver em Inglaterra para exercer o direito de voto. Foram dezenas que se dirigiram ao consulado de Portugal em Londres para votar antecipadamente nas legislativas do dia 5 de Junho. O prazo para o fazer começou ontem e termina quinta-feira.

Até ao fim da manhã desta quarta-feira, em dia e meio, portanto, cerca de 50 portugueses já tinham votado. Bruno Rodrigues, trabalhador a tempo parcial, viajou por exemplo de Oxford de comboio de propósito para exercer um direito cívico que, devido à burocracia, podia demorar mais de meia-hora.

PUB

«Se há alguma altura em que é importante votar é esta», disse à agência Lusa, acrescentando que foi movido «por um desejo de mudança». Débora Berroz também tirou a manhã para votar. «O país está a passar por uma crise política e económica muito importante e portanto eu acho que todos os votos contam, literalmente», referiu.

João Pedrinha, doutorando em Oxford, continua recenseado em Portugal, mas foi informado por uma associação de estudantes de que o podia votar em Londres. «A situação que o país vive só implica que as pessoas têm de estar mais ligadas e mais disponíveis para contribuírem da melhor maneira possível para a democracia», disse.

PUB

Últimas