Já fez LIKE no TVI Notícias?

«A rua é a única solução para correr com este Governo»

Deputados do PCP e do BE estiveram na manifestação em frente ao Parlamento

O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, afirmou que a contestação na rua é «a única solução» para combater o Orçamento do Estado aprovado esta quarta-feira na generalidade e «correr com este Governo».

Em declarações à agência Lusa, à margem da manifestação organizada pela central sindical da CGTP, no parlamento, Bernardino Soares, disse que é preciso «não desistir de lutar contra este Orçamento de Estado, que não é definitivo e só foi aprovado na generalidade».

PUB

«A rua só pode e é a única solução para correr com este Governo. Outras maiorias que pareciam sólidas caíram devido à rua e aos trabalhadores e o mesmo pode acontecer agora», declarou.

O líder parlamentar comunista referiu que «todos os portugueses medianamente informados compreendem que com este orçamento a sua vida vai sofrer e o país vai piorar com mais desemprego e mais recessão».

Também a deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins apelou à mobilização do povo português, considerando ser a única maneira de derrotar o Orçamento do Estado e o Governo.

Catarina Martins lembrou que foi «o povo na rua que derrotou aquela ideia de dar um mês de salário dos trabalhadores aos patrões, a TSU» (Taxa Social Única).

O orçamento «não é praticável e toda a mobilização é necessária», defendeu a deputada, indicando que é um documento que «destrói o país e junta ao assalto que foi o aumento do IVA, um assalto fiscal em toda a linha, com o aumento do IRS».

A deputada salientou que, com o documento, o Estado vai pagar mais em juros da dívida do que vai investir no Serviço Nacional de Saúde, considerando que é uma opção política «completamente irresponsável».

Estruturas sindicais e movimentos ligados aos protestos de rua marcaram concentrações junto à Assembleia da República, para assinalarem a votação do Orçamento.

PUB

Últimas