Já fez LIKE no TVI Notícias?

Anterior Governo influenciou vitória socialista em Aljustrel, diz Pinho

Manuel Pinho defende que a actuação do anterior Executivo nas minas de Aljustrel traduziu-se na votação

A intervenção do anterior Governo PS nos «problemas concretos» da mina de Aljustrel contribuiu para a vitória socialista no concelho nas últimas eleições autárquicas. A afirmação é do antigo ministro da Economia Manuel Pinho.

No dia 11 de Outubro, o socialista Nelson Brito conquistou a autarquia de Aljustrel à CDU, que dominava a câmara há 33 anos.

PUB

«A eleição deve-se sobretudo ao valor do novo presidente» da Câmara de Aljustrel, afirmou Manuel Pinho. Mas «ao mesmo tempo, o PS e o anterior Governo, do qual fiz parte, tentaram resolver problemas concretos, sobre isso não há qualquer dúvida e, naturalmente, as pessoas aperceberam-se disso e isso traduziu-se também na votação», acrescentou o antigo titular da pasta da Economia.

Manuel Pinho foi convidado pelo novo presidente da câmara para a cerimónia de tomada de posse. «Respondi a um convite do presidente da Câmara e de vários amigos que aqui tenho», explicou. Manuel Pinho afirma que foi recebido «excepcionalmente bem» e «com uma grande ovação» em Aljustrel.

O antigo ministro demitiu-se em Julho do cargo depois de ter dirigido um gesto inconveniente ao líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, durante o debate do Estado da Nação. O incidente aconteceu durante a intervenção do líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, que falava sobre os trabalhadores das minas de Aljustrel.

PUB

Em declarações à Lusa, Nelson Brito afirmou que «os episódios criados» à volta da mina de Aljustrel e de Manuel Pinho «tiveram uma resposta da população». O novo autarca salientou, no entanto, que é «difícil» apontar quais os factores que levaram à sua vitória.

Já Manuel Pinho afirma não ter qualquer problema com «pessoas do PCP», mas mostrou-se «muito satisfeito» com a derrota dos comunistas em Aljustrel, de acordo com a Lusa.

Ministro da Economia faz gesto obsceno a Bernardino Soares

PUB

Últimas