Já fez LIKE no TVI Notícias?

Belém: é "altura" de os candidatos "se respeitarem uns aos outros"

Candidata visitou, na manhã desta terça-feira, o hospital de Portimão e, à margem desta ação de campanha, disse esperar que a corrida a Belém não seja feita de crispações

Questionada sobre o discurso do seu mandatário nacional, Marçal Grilo, que na véspera disse que esta seria uma campanha "dura e dífícil", a ex-presidente do PS desdramatizou, sublinhando que está habituada a trabalhar intensamente. A manhã desta segunda-feira foi dedicada a um setor que Maria de Belém conhece como ninguém: a saúde. A ex-ministra da Saúde de António Guterres entende que o o Presidente da República tem de garantir o exercício de um direito fundamental como é o direito à proteção da saúde. A candidata destacou, no entanto, que a intervenção direta cabe sempre ao Governo. Acompanhada pela autarca de Portimão, Isilda Gomes, e pelo Presidente do Conselho Hospitalar do Algarve, Pedro Nunes, Maria de Belém falou especificamente do caso do Algarve neste setor, enaltecendo a gestão insistente para dar resposta às dificuldades na fixação de quadros médicos. Antes da visita ao hospital de Portimão, Maria de Belém esteve mais uma vez entre idosos, num centro de apoio da região. Depois de o primeiro dia ter sido dedicado a esta questão, no distrito de Santarém, a socialista recuperou o problema neste segundo dia de campanha.

PUB

Maria de Belém considera que é altura de os candidatos presidenciais "se respeitarem uns aos outros". A candidata visitou, na manhã desta terça-feira, o hospital de Portimão e, à margem desta ação de campanha, disse esperar que a corrida a Belém não seja feita de crispações e que a dignidade das campanhas seja salvaguardada. Palavras que surgem depois de Correia de Campos, apoiante de Sampaio da Nóvoa, lhe ter deixado um recado, na véspera: "Se [Maria de Belém] quer morder que morda no candidato da direita".

"Em termos de luta política espero que corra tudo bem, em termos da dignidade das campanhas. Esta é uma campanha presidencial em que vários candidatos dizem que é preciso acabar com a crispação no país. Esta é a altura para nos respeitarmos todos uns aos outros."

"Do ponto de vista da dificuldade, não tem acontecido. A dureza tem a ver com o ritmo de trabalho, mas estou habituada a trabalhar intensamente. Quem me conhece sabe que trabalho muitas horas por dia por isso não é esforço nenhum."

PUB

A intervenção direta pertence sempre ao Governo. Agora o exercício do direito à proteção da saúde é um direito fundamental como está consagrado na Constituição da República e se hoje há um consenso na sociedade é que o Serviço Nacional de Saúde é essencial e é a instituição mais estimada pelos portugueses porque aqui se realiza verdadeiramente o direito à igualdade. Esta área permite-nos estar ao nivel dos paises mais desenvovlvdos do mundo e não podemos estragar uma coisa que é fundamental. Uma Presidente da República tem de acompanhar estas situações para garantir o exercicio de um direito fundamental."

"O que nos foi transmitido é que está a ser feito um grande investimento no atendimento das urgências e emergências."

"A questão do atendimento dos idosos é importante num país muito envelhecido, ´´E preciso que esta realidade seja bem conhecida e bem apoiada. O que está em causa é garantir às pessoas a sua dignidade."

PUB

Últimas