Já fez LIKE no TVI Notícias?

Opinião: «Alteração laboral só serve para copiar a Espanha»

Marques Mendes comenta temas da semana na «Edição das Dez» do TVI24

«Além de inventar um problema, não vai de encontro ao essencial. Aliás, só serve para copiar a Espanha». É assim que Marques Mendes comentou esta quinta-feira, no TVI24, as alterações laborais que estão na mesa das negociações com os parceiros sociais: «Pode prejudicar os trabalhadores e em termos de criação de emprego é de efeito zero».

Para o comentador da TVI, estas alterações são «uma invenção de Bruxelas e do FMI e o Governo em vez de bater o pé, e fazer o que é preciso, decidiu acatar a pressão europeia». «A subserviência» podia dar lugar a «medidas que reanimassem de facto o emprego».

PUB

O ex-líder do PSD preferia ver mais «flexibilidade de horários» e de «localização», acompanhando as reais necessidades das empresas.

Ao contrário, as propostas preferem cortar nas indemnizações aos trabalhadores - «medida que vai ter efeito apenas daqui a 10 ou 15 anos» - e ainda criar um fundo que «ou aumenta os encargos das empresas ou baixa salários».

Casa Pia: entrevista de «Bibi» é uma «farsa»

Marques Mendes comentou ainda o volte-face no processo Casa Pia, com a entrevista de Carlos Silvino à revista «Focus», anotando a «coincidência» destas declarações e a entrada dos recursos no Tribunal da Relação.

«Carlos Silvino resolveu vir agora desmentir tudo: isto é uma encenação, uma farsa, e feito com um objectivo: o de influenciar os tribunais».

Para o comentador da TVI, «ou Carlos Silvino acha que desta forma talvez consiga baixar a sua pena de 18 anos ou foi aliciado por outro arguido com base em promessas».

Mas Marques Mendes não tem dúvidas de que o «processo não vai voltar atrás»: «O julgamento está feito e não vai repetir-se. Na Relação não serão inquiridas novas testemunhas. Os recursos servem apenas para atestar das provas conhecidas no julgamento e verificar se as penas aplicadas foram as correctas. Não há novos factos a apreciar».

PUB

Últimas