Já fez LIKE no TVI Notícias?

Revolução de 25 de Abril «fracassou»

Fundador do MRPP salienta os erros cometidos desde 1974 e diz que a crise está a abrir novo caminho ao marxismo

O fundador do MRPP Arnaldo Matos considerou que a Revolução de 25 de Abril de 1974 fracassou e previu, numa conferência realizada em Tavira, que o marxismo vai ter desenvolvimentos em breve. «A Revolução, politicamente, conseguiu ser uma revolução democrática mas, do ponto de vista social e económico, fracassou totalmente. E fracassou pelos erros que cometeram os dirigentes e os partidos que estiveram à frente da Revolução nestes anos», afirmou Arnaldo Matos à Agência Lusa.

O antigo líder que esteve esta semana em Tavira a convite da Associação Álvaro de Campos a participar na conferência «a Esquerda e o 25 de Abril», culpou «os erros cometidos na descolonização, na nacionalização da terra, na não resolução do problema camponês e na aliança povo/Movimento das Forças Armadas (MFA)» pelo «fracasso» da Revolução.

PUB

«A aliança povo/MFA foi um fracasso total, desde que substituiu os operários e os camponeses pela aliança com um sector das forças armadas. Esses erros são responsáveis pela derrota da Revolução», frisou.

Arnaldo Matos considerou ainda que a actual crise financeira e económica mundial está a abrir novo caminho ao marxismo.

«O facto de após estes 35 anos, em que se tinha acusado a Revolução de todos os crimes e mais alguma coisa, se ter chegado à crise a que se chegou no sistema financeiro e a nível mundial, mostra que o marxismo tem hoje um papel a desempenhar e que irá desempenhar cada vez mais profundamente esse papel», defendeu.

O antigo líder do MRPP acrescentou que, «apesar de se estar a viver neste momento uma situação de crise profunda, o futuro é radioso».

«Na medida em que vir que a sua situação é cada vez mais dramática, tudo o que é trabalhador há-de unir-se para pôr cobro a essa situação, leve o tempo que levar», afirmou ainda Arnaldo Matos, que previu «desenvolvimentos para breve».

PUB

Últimas