Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carrilho já sabia que ia sair, diz ministro

Relacionados

Ex-embaixador de Portugal na UNESCO tinha dito que só soube da sua saída pela comunicação social

ACTUALIZADA ÀS 20h29

O ministro dos Negócios Estrangeiros desmentiu, esta terça-feira, que Manuel Maria Carrilho não tenha sido informado antecipadamente que iria abandonar o cargo de embaixador de Portugal na UNESCO.

PUB

Fonte do MNE confirmou ao tvi24.pt que, numa reunião no dia 15 de Abril entre o ministro Luís Amado e Carrilho, este último foi informado de que iria sair «no movimento diplomático de Outono».

«A decisão da sua substituição foi assumida por mim, aceite por ele, definido o calendário para a sua substituição com ele e, cumprido esse calendário, essa substituição foi anunciada», afirmou o ministro Luís Amado.

À margem da Cimeira dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, a em Nova Iorque, Amado garantiu que não houve motivações políticas para a substituição de Carrilho, tendo a decisão resultado apenas da avaliação do trabalho.

Porém, o chefe da diplomacia portuguesa escusou-se a fazer uma apreciação pública do desempenho de Carrilho em Paris. «Não faço publicamente a avaliação do desempenho dos chefes de missão», adiantou, citado pela Lusa.

Na segunda-feira, o ex-embaixador deixou a ideia de que terá sido demitido devido a uma entrevista dada ao Expresso do último sábado.

PUB

«Era um embaixador de nomeação política, mas ele próprio reconheceu as condições em que a sua substituição podia e devia ser feita, foram acertadas comigo no meu gabinete», insistiu o ministro.

A duração da missão, realçou ainda, depende da avaliação que o Governo faz da mesma.

No último ano foram várias as conversas entre Carrilho e Amado, segundo este, que se escusou, porém, a referir o teor das mesmas. «Foi substituído por razões que têm a ver com as conversas que pude ter com o professor Carrilho ao longo deste último ano», disse apenas.

A indicação dada por Carrilho de que não foi informado da substituição «não faz sentido», vincou Amado. «O movimento diplomático exige uma concertação prévia. [A substituição] foi decidida e preparada com tempo», assegurou.

Carrilho insiste que ministro mente

Manuel Maria Carrilho reafirmou esta terça-feira à Agência Lusa em Paris que apenas tomou conhecimento da sua substituição como embaixador na segunda-feira, contradizendo o ministro dos Negócios Estrangeiros.

«Confirmo que apenas tive conhecimento da minha substituição por um despacho da Lusa às 10h30 (9h30 em Lisboa) de segunda-feira e que essa informação me foi confirmada às 20h30 de Paris pelo secretário-geral do ministério» dos Negócios Estrangeiros, afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas