Já fez LIKE no TVI Notícias?

«O Governo está num beco sem saída»

Constança Cunha e Sá diz que moção de censura que o PS ameaça apresentar revela que acabou o consenso político em torno do memorando da troika

Constança Cunha e Sá defendeu, esta quinta-feira, que o anúncio de António José Seguro de que o PS vai votar contra o Orçamento do Estado para 2013, e a ameaça de que avançará com uma moção de censura se o Governo não recuar nas alterações que anunciou à Taxa Social Única, é a confirmação de algo que já se esperava: acabou o consenso político em torno do memorando da troika.

Para a comentadora da TVI24, «a grande bandeira que o Governo mostrava para fora, que nos distinguia da Grécia, o consenso político e o consenso social, acabou de ser esboroado nos últimos dias, desde a comunicação de Passos Coelho na sexta-feira».

PUB

No comentário nas «Notícias às 21:00», Constança Cunha e Sá sublinhou que aquilo a que se tem assistido nos últimos cinco dias «é um governo completamente isolado com uma medida que há um ano dizia que era uma medida radical, que era um experimentalismo de laboratório que não ia aplicar a Portugal».

Constança Cunha e Sá defende que a moção de censura que o PS ameaça apresentar «não é equivalente à que foi apresentada pelo PCP, mas é sinal de rutura, de facto, com um dos partidos que assinou o memorando da troika».

Constança Cunha e Sá afasta um cenário de eleições antecipadas, mas realça que é inegável que «o Governo está num beco sem saída». «Não se vê como é que Governo vai levar esta medida [redução da TSU] para a frente, mas também não vemos como é que pode recuar», afirma. «Estamos num impasse, o que há duas semanas seria impensável», conclui.

PUB

Últimas